Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Hércules – O Mito do Herói em Nossa Vida

Nova Acrópole / Hércules – O Mito do Herói em Nossa Vida
Hércules – O Mito do Herói em Nossa Vida

Taubaté

Categoria:

A Organização Internacional Nova Acrópole – sede Taubaté, promoveu no dia 16 de junho, às 20h, uma palestra com o tema Hércules: O Mito do Herói em Nossa Vida.

Herácles, nome pelo qual também era conhecido entre os romanos, foi, segundo o mito, um filho de Zeus que, acometido por um ciúme exacerbado de Hera, esposa do deus olimpiano, teve a sua vida transformada em uma série de dificuldades. Após cometer um crime, Hércules se vê frente a seu irmão para cumprir 12 trabalhos, que se realizados, o absolveriam.

O mito de Hércules, como foi tratado pelo palestrante Daniel Taboada, é carregado de símbolos dos quais podemos relacionar com os elementos do ser humano. O mito do heróis, por si só, já é um paralelo com a condição do ser humano virtuoso, que já deixou o seu lugar comum, mas que não deixa a sua condição humana e ainda não é divino. Passando pelos diversos simbolismo dos doze trabalhos, como as doze casas zodiacais, em cada um deles os espectadores puderam conferir um pouco do mito da transformação do homem comum em um homem novo. Ainda segundo o palestrante, é isso que Hércules representa, o homem novo e melhor, que um dia livrará Prometeu de suas correntes e seguirá para o seu lugar de direito entre os deuses do Olimpo.

Toda a palestra foi ilustrada por imagens de representações gregas e romanas de Hércules e seus doze trabalhos. Por fim, o palestrante concluiu que os mitos, tanto de Hércules, como tantos outros, são espécies de guias morais e simbólicos para nossas vidas.

Essa palestra faz parte de um circuito de palestras sobre os heróis da antiguidade, que está acontecendo uma vez por mês na sede de Taubaté, até o mês de novembro.

IMG_20160616_201811403

Tags: Palestra