Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Nova Acrópole propõe diálogo sobre o filme Divergente

Nova Acrópole / Nova Acrópole propõe diálogo sobre o filme Divergente
Nova Acrópole propõe diálogo sobre o filme Divergente

Taubaté

Categoria:

A Organização Internacional Nova Acrópole – sede Taubaté, promoveu no sábado, dia 23 de julho, às 19h, uma atividade de vídeo comentado com o longa metragem Divergente, filme de 2014 dirigido por Neil Burger.

Divergente é a adaptação cinematográfica do romance homônimo de Veronica Roth. O longa conta a história da jovem Batrice Prior que vive numa Chicago futurista, destruída pelos terrores de uma grande guerra. Uma nova ordem de governo impera, os auto-intitulados Fundadores construíram uma cerca e dividiram a população em cinco grupos denominados facções, onde cada uma representa uma qualidade humana, sendo elas: honestidade (Franqueza), generosidade (Amizade), coragem (Audácia), inteligência (Erudição) e altruísmo (Abnegação). No dia de seu teste de aptidão, Beatrice Prior descobre que é um divergente, ou seja, apresenta uma personalidade para mais de uma facção.

Após a exibição, foi aberto um diálogo entre os espectadores mediado por Nataly Romagnoli e Murillo Melo, aonde abordou-se sobre as semelhanças entre a forma de governo baseada nas aptidões – retratada no filme, e a ideia de um governo ideal apresentada pelo filósofo grego Platão. Também falou-se sobre os valores apresentados no filme e como podemos trazê-los para o nosso cotidiano. Muitas ideias foram apresentadas, incluindo algumas das virtudes essenciais descritas por Platão. “Eu acho que a maior virtude da protagonista é a temperança, pois ela sabe exatamente o que tem que fazer e não deixa que as situações adversas atrapalhem-na no cumprimento do seu objetivo. Isso é algo que poderíamos trazer para a nossa vida”, observou o estudante Tiago Marques.

Existem valores evidentes nas diversas formas de arte e não é diferente com o cinema. O vídeo comentado é uma atividade comum em Nova Acrópole e tem como propósito aproximar as pessoas de valores atemporais retratados em obras selecionadas. Em Taubaté, esta atividade é promovida todos os meses, gratuitamente.

Tags: Diálogos