Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Palestra: A Loucura de Ser um Quixote

Nova Acrópole / Palestra: A Loucura de Ser um Quixote
Palestra: A Loucura de Ser um Quixote

Taubaté

Categoria:

No sábado, 17 de setembro, às 19h, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Taubaté, ofereceu uma palestra pública com o tema “A Loucura de Ser um Quixote”, inspirada na obra máxima de Miguel de Cervantes.

Miguel de Cervantes  foi um romancista, dramaturgo e poeta castelhano. A sua obra-prima, Dom Quixote, muitas vezes considerada o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerada um dos melhores romances já escritos. O seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura e sua influência sobre a língua castelhana tem sido tão grande que o castelhano é frequentemente chamado de La Lengua de Cervantes.

Durante a palestra fomos apresentados à incrível história do nobre fidalgo Dom Quixote, um homem nobre, já de certa idade, que se entrega à leitura desses romances, perde o juízo e acredita que tais contos tenham sido historicamente verdadeiros, decidindo então tornar-se um cavaleiro andante. Por isso, parte pelo mundo e vive o seu próprio romance de cavalaria.

A obra de Cervantes é muito rica ao apresentar o ideal cavalheiresco – “Sonhar o sonho impossível, sofrer a angústia implacável, pisar onde os bravos não ousam, reparar o mal irreparável, amar um amor casto à distância, enfrentar o inimigo invencível,  tentar quando as forças se esvaem, alcançar a estrela inatingível: Essa é a minha busca”. E também sobre a busca por um mundo ideal: “Mudar o mundo, meu amigo Sancho, não é loucura, não é utopia, é justiça!”.

O resgate da cultura e das obras clássicas, como Dom Quixote, faz parte da proposta de Nova Acrópole, presente em mais de 50 países, onde realiza um importante trabalho de resgate da cultura e do humanismo. A sede Taubaté oferece palestras e diversas atividades gratuitas mensalmente, consulte nossa programação.

Tags: Palestra