Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Nova Acrópole / XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês
XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Taubaté

Categoria:

Do dia 6 a 10 de novembro, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Taubaté, realizou a XIII Semana da Filosofia. Nesse ano de 2018 a Semana da Filosofia teve como tema “Confúcio, o filósofo chinês” e foram oferecidas palestras, comentários filosóficos sobre filmes, café filosófico e uma exposição.

Durante a semana foi visto que na história da humanidade, a Filosofia sempre esteve por trás de todas as descobertas e soluções para os conflitos humanos e Confúcio (551 a.C.-479 a.C.) nos deixou um grande legado que tem sido referência para muitos povos na busca de soluções práticas para a vida individual e social.

Seus ensinamentos contribuíram para a formação da ética na China de sua época, seu regime ético-político era destinado a promover a fraternidade, a concórdia e a harmonia. Para este grande filósofo, a política e a ética não têm diferença: vê a ética como a ciência que promoverá a harmonização do ser humano e a política como a ciência de conduzir, educar e harmonizar aos povos, elevando-os e os direcionando-os para a realização emocional, mental e espiritual.

Ao longo da XIII Semana da Filosofia, se pôde entender que Confúcio propôs um governo filosófico, dirigido pelo mais capaz e virtuoso, permitindo despertar nos seus cidadãos a ordem, a paz individual, o sentido da virtude e da autoconsciência. Os ensinamentos deste grande filósofo estabeleceram soluções práticas para o desenvolvimento humano, e podem ser resgatadas e aplicadas nos dias atuais. Isso não poderia ser diferente, pois Confúcio é um filósofo à maneira clássica, onde todo seu conhecimento tem sua validade na aplicabilidade e não na especulabilidade.

A Semana da Filosofia é uma celebração ao Dia Mundial da Filosofia. A data é uma recomendação da Unesco que reserva a terceira quinta-feira de novembro para promover a filosofia como desenvolvimento humano e cultural, e todos os anos a Organização Internacional Nova Acrópole organiza em todo o mundo várias atividades em comemoração a este Dia.

 O resgate do verdadeiro sentido da filosofia e da história da humanidade faz parte do programa de estudos de Nova Acrópole, que reconhece sua necessidade no desenvolvimento das virtudes que possibilitam a transformação do indivíduo como ser humano. Dessa forma, promove mensalmente atividades gratuitas com o intuito de nos reaproximar de nós mesmos e de nossa própria história.

Tags: Exposição | Semana da Filosofia