Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Filosofia nos desenhos “Os Cavaleiros do Zodíaco” e “Caverna do Dragão”

Filosofia nos desenhos “Os Cavaleiros do Zodíaco” e “Caverna do Dragão”

Uberaba

Categoria:

No dia 16 de outubro, a Nova Acrópole de Uberaba realizou um evento cultural apresentando reflexões filosóficas sobre dois desenhos animados muito conhecidos nas décadas de 80 e 90, “Caverna do Dragão” e “Os Cavaleiros do Zodíaco”.

As duas palestras ministradas em sequência trouxeram, primeiramente, a contextualização das histórias. No caso de “Os Cavaleiros do Zodíaco”, a obra é em desenho animado e inspirado em um mangá japonês, enquanto que “Caverna do Dragão”, um desenho inspirado em um jogo de RPG (Role-Playing Game, numa tradução, “Jogo de Interpretação de papéis”, onde os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas em conjunto).

Assim, o tema sobre “Os Cavaleiros do Zodíaco” trouxe ideias relativas aos mitos, pois o desenho é inspirado na Mitologia Grega e com isso pode-se observar elementos filosóficos sobre o simbolismo de cada personagem.

Valores foram apresentados para representar as ações dos Cavaleiros ao longo de suas aventuras, bem como o espírito de superação diante das provas pelas quais os mesmos passam ao longo da história. Foi falado também sobre a relação de Mestres e Discípulos, de como esta forma pedagógica e prática de se transmitir ensinamentos de sabedoria transformam o indivíduo que se compromete a vivê-los.

Já o outro tema, “Caverna do Dragão”, apresentou a relação da história do desenho com o famoso Mito da Caverna de Platão, quando este grande filósofo nos ensina a respeito da estrutura da realidade, concebendo um mundo sensível – este mundo que vivemos – e um mundo inteligível – o mundo das ideias de onde tudo provém -, sendo nosso mundo apenas um reflexo desta verdadeira realidade. Assim, os jovens presos ao mundo conhecido como “Reino” nesta história, buscam a verdadeira realidade entendida como o mundo real de onde vieram e para onde devem retornar. Também foram apresentados os personagens, suas armas mágicas e as virtudes percebidas neles ao longo da história e das provas que enfrentam para voltar para casa.

Para saber mais sobre os ensinamentos filosóficos de vários filósofos e sábios da humanidade e sobre os valores humanos que a Filosofia tem a nos ensinar, conheça o nosso Curso de Filosofia à Maneira Clássica em uma sede mais próxima de você!

Tags: Palestra