Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Roleta das Virtudes: um convite à reflexão

Roleta das Virtudes: um convite à reflexão

Uberaba

Categoria:

Na manhã do dia 17 de outubro (domingo), a Nova Acrópole de Uberaba realizou uma atividade cultural e lúdica na região da Univerdecidade, um bairro afastado do centro que tem um belo mirante com vista para a cidade, regiões preservadas de floresta nativa e um parque com árvores centenárias para a recreação em família.

As pessoas que por ali passeavam e aproveitavam o domingo de sol, eram convidadas a rodar a Roleta das Virtudes e sortear uma virtude para uma breve reflexão.

A virtude – que vem do latim “virtus” e significa “valor” ou “força moral” – é tema central, dentre outros, na filosofia à maneira clássica como ferramenta fundamental para a formação e construção do ser humano, lhe garantindo, a partir da sua prática e aplicação, uma vida verdadeiramente digna e feliz.

Baseado neste interesse de promover tais ferramentas humanas de autoconhecimento, a roleta conta com 8 virtudes possíveis de serem sorteadas e uma definição filosófica na forma de um lembrete impresso para se levar para casa. É também uma oportunidade de se realizar um breve diálogo com os participantes sobre a virtude escolhida.

As virtudes trabalhadas na atividade foram:

  • Perseverança: arte de repetir sem se deter, não por mero hábito, mas sim por busca de aperfeiçoamento.
  • Paciência: capacidade de viver as situações que mais nos desafiam sem perder a identidade e a estabilidade psíquica. É uma forma ativa de esperança.
  • Inteligência: aptidão humana de perceber e entender a si mesmo, o mundo e os demais. Permite o bem pensar, compreender, discernir e escolher com acerto.
  • Coragem: ação feita com o coração, com os sentimentos conciliados com a inteligência.
  • Trabalho: construção do que é útil e de maneira bem feita. Elimina o mal estar psíquico, aclara a mente, aporta segurança pessoal e serviço aos demais.
  • Pureza: “ser veraz, alegre, generoso, valente e honrado, não como sombra de uma falsa moral, e sim por verdadeira ética filosófica, por beleza interior e eficácia exterior”. Jorge Angel Livraga
  • Amor: uma forma de força e de autenticidade; uma necessidade profunda de união com o que nos falta.
  • Decisão: uma postura resolvida e convicta que surge da escolha pelo Bom, Belo e Justo, e se expressa em ação imediata.

Para conhecer mais virtudes e como aplicá-las na sua vida, bem como os inúmeros ensinamentos de sabedoria prática ensinados por vários filósofos e sábios ao longo da história da humanidade, se inscreva no nosso site e receba a programação da sede mais próxima de você!

Tags: Roleta das virtudes