Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Semana da Filosofia homenageia os Heróis

Nova Acrópole / Semana da Filosofia homenageia os Heróis

Uberaba

Categoria:

 

No dia 17 de novembro foi realizada na sede da Nova Acrópole de Uberaba, a palestra “Vencer a si mesmo: como desenvolver nossos potenciais?”, dando início à XI Semana da Filosofia. A palestra abordou formas para o ser humano encontrar seus poderes latentes e assim usá-los para superar seus defeitos, como fizeram os grandes heróis da história. “O meio para conseguirmos isso é a Filosofia, que nos possibilita o desenvolvimento de nossos potenciais”, diz o palestrante Bernardo Norat.

Já no dia 18, foi realizada a palestra “Mitos heroicos: Hércules, Teseu, Arjuna e Gilgamesh”, na Biblioteca Municipal de Uberaba. O palestrante Bernardo Norat falou sobre a história destes heróis e seus diversos símbolos. O público pôde entender que estes mitos não são apenas “histórias antigas”, mas canais vivos para se conhecer melhor e superar os seus defeitos. Assim, o valor do mito pode ser compreendido e associado à proposta da Filosofia à Maneira Clássica como uma forma prática de autoconhecimento e desenvolvimento individual e coletivo.

“E se você soubesse que pode ser um herói? Crescemos assistindo, em desenhos e filmes, personagens extraordinários, com poderes sobre-humanos, e nunca imaginamos que o papel do herói pode ser desempenhado por cada um de nós”, afirma a palestrante da terceira e última atividade da XI Semana da Filosofia da Nova Acrópole de Uberaba, Ana Cristina Duque, realizada em 19 de Novembro de 2016 na Livraria Lemos e Cruz, de título “Podemos ser heróis? O herói de mil faces”.

A professora Ana apresentou como os mitos sobre o heroísmo dão exemplos de como todos nós podemos e devemos ser os heróis de nossas próprias histórias. A responsabilidade e atitude perante nossas vidas ditam a forma como devemos agir em resposta ao desafios que nos acometem. Saber aprimorar-se e escolher suas ferramentas de formas propícia são elementos que caracterizam a postura heroica, resultante da superação pessoal.

Tags: Palestra | Semana da Filosofia