Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

Filosofia para tempos de crise

Filosofia para tempos de crise

Varginha

Categoria:

No dia 9 de setembro de 2021, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Varginha – apresentou a palestra “Filosofia para tempos de crise”.

O professor Bruno Borba abordou o tema trazendo ao público presente as seguintes perguntas: “Qual deve ser a nossa postura diante do momento histórico em que estamos vivendo? O que podemos aprender com ele? Será esta uma oportunidade que a natureza está nos dando para nós nos conhecermos?”. Posteriormente, profere na direção de como a Filosofia pode ser uma ferramenta útil para vivermos nestes momentos. Fala também da importância de conhecermos os ciclos históricos, com seus períodos de auge e decadência, e de como é necessário guardar os valores atemporais.

Foi citado o filósofo Epíteto, que em seu livro A Arte de Viver, diz:

“As coisas são de duas naturezas, as que dependem de nós
e as que não dependem de nós”.

A saída da crise (ou a sua integração e absorção) passa pela compreensão desses princípios e apresenta como soluções filosóficas o conhecer-se a si mesmo e ao outro, da não vitimização e o responsabilizar-se pelos próprios atos.

O objetivo da Nova Acrópole é trazer aos que buscam o crescimento pessoal, o conhecimento da filosofia à maneira clássica, proporcionando oportunidades para que possam vivenciá-los através das reflexões sobre temas como este.

Filosofia para tempos de crise

 

Tags: Palestra