Bem vindo(a)! Você pode filtrar informações específicas da sede mais próxima de você, através da caixa à direita:

O Senhor dos Anéis

Nova Acrópole / Filmes recomendados / O Senhor dos Anéis
Categoria:
O Senhor dos Anéis
FICHA TÉCNICA

Título original: The Lord of the Rings
Direção: Peter Jackson
Produção: Peter Jackson, Barrie M. Osborne, Fran Walsh, Tim Sanders
Roteiro: Peter Jackson, Fran Walsh, Philippa Boyens, Stephen Sinclair
Elenco: Elijah Wood, Ian McKellen, Liv Tyler, Viggo Mortensen, Sean Astin, Cate Blanchett, John Rhys-Davies, Bernard Hill, Christopher Lee, Billy Boyd, Dominic Monaghan, Orlando Bloom, Hugo Weaving, Miranda Otto, David Wenham, Brad Dourif, Karl Urban, John Noble, Andy Serkis, Ian Holm, Sean Bean, Marton Csokas, Craig Parker
Gênero: Aventura, Épico, Fantasia
Companhias produtoras: WingNut Films, The Saul Zaentz Company
Distribuição: New Line Cinema
País: Estados Unidos, Nova Zelândia

O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis é uma série de três filmes baseados no livro de mesmo título, do escritor britânico John Ronald Reuel Tolkien (J. R. R. TOLKIEN). (1892-1973).

O primeiro filme tem o título A Sociedade do Anel, o segundo As Duas Torres e o terceiro O Retorno do Rei, dos quais fazem referência a capítulos do livro.

O idealizador da obra cinematográfica, produtor e diretor dos filmes Peter Jackson, decidiu que a adaptação para as telonas deveria aproximar ao máximo da obra literária, então ele ousou ao decidir produzir todos os filmes de uma só vez, como se fosse uma única longuíssima metragem, que depois foi dividida em três e lançadas respectivamente em 2001, 2002 e 2003.

E assim como a produção foi considerada um divisor de águas do cinema mundial, a recepção dos filmes também fez história, tornando-se nada menos que a obra cinematográfica que mais obteve indicações de prêmios em todo o mundo e que mais recebeu estatuetas do Oscar de todos os tempos. Os três filmes juntos foram indicados a 30 Prêmios da Academia, dos quais venceram 17, um recorde para qualquer trilogia cinematográfica. A Sociedade do Anel recebeu 13 indicações, mais do que qualquer outra produção no Oscar 2004, das quais venceu 4. O Retorno do Rei, filme que encerra a trilogia, venceu cada categoria a qual havia sido indicado, estabelecendo um novo recorde para qualquer outro filme. Além disso, os 11 prêmios conquistados pelo último filme igualam-se aos recordes de Ben-Hur e Titanic. O filme também tornou-se a segunda sequência na história do cinema a vencer o prêmio de Melhor Filme (a primeira havia sido O Poderoso Chefão – parte 2, em 1975) e o único filme de categoria “fantasia” a receber tal prêmio até 2017. (Dados retirados da Wikipédia).

O Senhor dos Anéis

E quem assiste a obra, vê com clareza o quão merecido esse retorno foi, já que falamos da construção de uma história fantástica, que com todas as artimanhas cinematográficas, beira a perfeição ao levar o expectador a mergulhar profundamente no mundo mágico de Tolkien.

Os filmes são leves, simples e objetivos, porém com uma profundidade e intensidade que geram aquela sensação de saudade quando as letras finais sobem na tela, ao som da música tema (também ganhadora do Oscar de melhor trilha sonora).

Toda a história é baseada em uma série de mitos nórdicos e orientais e se passa no mundo criado pelo autor, chamado de “Terra Média”. Como nos mitos, a história simboliza a jornada de todo ser humano, ou seja, o herói que recebe o grande chamado da vida para percorrer a aventura que culminará na grande batalha do bem contra o mal.

Uma obra para toda a família, para ser visto e revisto ao longo da vida e que promove uma profunda reflexão cada vez que o revisitamos.

O Senhor dos Anéis

Se alguma das imagens usadas neste artigo violar direitos autorais, favor entrar em contato conosco.