O projeto Quintas Musaicas, da Nova Acrópole Porto Alegre, recebe, no dia 5 de novembro, o violonista Rafael Garcia Borges. O músico apresentará um recital dedicado ao violão de concerto. Assim, o público poderá apreciar diferentes expressões da música erudita e conhecer parte do repertório desse instrumento.
Rafael Borges atua como violonista e Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Além disso, cursa doutorado em Música, na área de Práticas Interpretativas — Violão, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É bacharel e mestre em Música pela mesma universidade.
Ao longo de sua trajetória, Rafael também se destacou como concertista e organizador de festivais de violão. Nesse percurso, realizou apresentações como solista e camerista em diferentes espaços do Rio Grande do Sul. Seu trabalho valoriza, portanto, a interpretação musical e a difusão do repertório para violão.
Um programa que percorre diferentes tradições musicais
Nesta edição do Quintas Musaicas, o músico apresentará obras de diferentes períodos e tradições. Para começar, interpretará El Noy de la Mare, canção popular catalã em arranjo de Miguel Llobet (1878–1938).
Em seguida, o recital trará a Suite BWV 1006a, de Johann Sebastian Bach (1685–1750), e a Rossiniana nº 1, de Mauro Giuliani (1781–1829). Por fim, Rafael encerrará a apresentação com El Último Recuerdo, de Roland Dyens (1955–2010). O compositor e violonista francês ficou conhecido por sua abordagem singular do instrumento.
Música e cultura em diálogo com a comunidade
A série Quintas Musaicas é uma realização da Nova Acrópole Porto Alegre, em parceria com o Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Por meio dessa iniciativa, as instituições aproximam a comunidade de diferentes manifestações artísticas, como música, dança, teatro e literatura. Além disso, o projeto valoriza tanto os profissionais em formação quanto os artistas com trajetórias consolidadas.
A entrada é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. As doações serão destinadas a entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Participe dessa experiência musical e prestigie mais uma edição do Quintas Musaicas!
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível • Vagas limitadas • Inscrições antecipadas