No mês de Natal, os alunos da Nova Acrópole ABC – São Caetano do Sul, se mobilizaram entre os dias 11 e 18 de dezembro na arrecadação de alimentos para doação a uma entidade assistencial da cidade de Santo André.
“Soubemos por alguns alunos da necessidade de apoio à Comissão de Justiça, Paz e Integridade dos Frades Capuchinhos, situados na Vila Alpina, em Santo André, pois esta fraternidade de franciscanos atende comunidades carentes na região”, declarou a organizadora da atividade, professora Rosio Hernandez. “Buscamos no passado os conceitos claros de valores humanos de um Platão, um Confúcio, um Buda Sidharta Gautama, entre outros. Buscando iniciativas como esta, colocamos em prática nossa compreensão, sendo filósofos na cabeça e nas mãos também.”
A atitude resultou em 300 kg de alimentos não-perecíveis levados à sede dos Frades no dia 21 de dezembro, para já serem distribuídos na manhã seguinte, segundo representante da entidade. A ação apoia o objetivo #2 do ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) de fome zero das Nações Unidas, alinhando-se aos princípios de efetividade filosófica cultivados pela Organização Internacional Nova Acrópole.
O professor Alberto Amigo compartilhou a seguinte reflexão: “Como ensinamentos tão antigos se entrelaçam tão bem às atuais inquietações humanas? Por virem de modelos de sabedoria coerente, as pessoas respondem com a mente inteligente, o coração que se enternece e as mãos que agem.”
Um dos objetivos fundamentais da Nova Acrópole é seu trabalho de pedagogia filosófica. Com ações simples e eficazes trabalha-se o aspecto mais preciso do mundo: o coração e a alma humana.