No dia 30 de julho de 2022, a professora Lorene Amaral ministrou duas sessões da aula aberta com o tema “O ser humano diante do tempo”, inspirada principalmente na obra Da brevidade da vida de Sêneca, trazendo boas reflexões sobre como podemos aproveitar melhor o nosso tempo.
“Uma relação mais filosófica com o tempo requer uma compreensão sobre a natureza humana. Segundo as mais diversas tradições, somos uma essência e temos uma aparência, portanto, é preciso abrir espaço em nossas agendas para expressar essa essência através do cultivo de nossas forças propriamente humanas, como a generosidade, discernimento, paciência, atenção, coragem e perseverança”, explica Lorene.
Ao final de cada sessão, o público apreciou a apresentação artística de Sara Gonçalves e Rafael Viana, com a música Paciência do cantor Lenine.
“A palestra nos fez ver como desperdiçamos esse nosso bem precioso. Explanou sobre os diferentes modos de olhar para o passado, presente e futuro e alertou-nos para valorizar o presente, pois traz provas que nos fortalecerá… A importância do voltar-se para dentro, para a vida interior, e trabalhar as virtudes diariamente”, conta Carla, aluna de Nova Acrópole.
Através dessa aula aberta contribuímos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente com o ODS #04 que trata da educação de qualidade.