Desde 2021, a Organização Internacional Nova Acrópole aderiu à iniciativa das Nações Unidas para o Dia Mundial da Mãe Terra e realizou uma série de ações em suas sedes neste ano.
Em Aracaju, no sábado dia 27, contamos com a aula aberta ao público intitulada “O Cosmos: a união do Céu e da Terra nas diferentes culturas”, ministrada pela professora Lorene Amaral. Na aula foi apresentada origem simbólica do Céu e da Terra, a partir de diferentes mitos da criação, chegando-se ao que filosoficamente se entende por evolução e o papel do ser humano na natureza.
Em seguida, os voluntários Breno Lohner e Danielle Louise ministraram uma oficina de produtos de limpeza naturais e ecológicos para os presentes. Foram apresentadas diversas receitas possíveis, como um desengordurante cítrico, feito com vinagre e cascas de frutas. Depois os participantes foram convidados a colocar as “mãos na massa”: misturaram ingredientes como sabão de coco, bicarbonato de sódio e álcool e cada pessoa pôde levar para casa uma amostra do produto em uma garrafa pet reutilizada.
No dia seguinte, alunos da sede e seus familiares realizaram uma ação ecológica no Parque Nacional Serra de Itabaiana, localizado em Sergipe. A atividade ocorreu em parceria com a ONG Centro da Terra, instituição que atua no Estado em favor conservação da natureza e sustentabilidade. Dos 30 voluntários presentes, dois grupos cuidaram da limpeza de resíduos sólidos ao longo das trilhas e riachos, enquanto um outro grupo colocou em prática uma técnica ensinada pelo pessoal da ONG Centro da Terra para evitar o assoreamento do solo. A ideia é reduzir os efeitos do turismo desordenado, preservando o ambiente natural.