
A Nova Acrópole Aracaju celebrou a Semana da Filosofia em Aracaju com aula aberta, jogo da memória e teatro infantil. A Organização Internacional Nova Acrópole realiza a Semana da Filosofia em celebração ao Dia Mundial da Filosofia, instituído pela Unesco. Em 2022, o tema foi “A linguagem dos símbolos”.
Aula aberta “O poder dos símbolos”
Sendo assim, no dia 19 de novembro de 2022, o professor Rafael Viana ministrou duas sessões da aula aberta intitulada “O poder dos símbolos”. A ideia foi mostrar como a linguagem simbólica é capaz de nos conectar com o inefável. Desse modo, essa linguagem abre vias de compreensão da vida e de nós mesmos.
Jogo da memória na Semana da Filosofia em Aracaju
Ao final, os voluntários Sara Pinheiro e Antônio Minoru convidaram os presentes a participar de um jogo da memória dos símbolos. A cada sessão, três pessoas jogavam e os demais assistiam. Quando um jogador encontrava um par de símbolos, Sara e Antônio comentavam o significado daquele símbolo. De fato, foi uma boa oportunidade e uma forma diferente de aprender sobre o tema!

Teatro infantil na Semana da Filosofia em Aracaju
Já no dia 20 de dezembro, também como parte da Semana da Filosofia, a Nova Acrópole Aracaju apresentou um teatro infantil com uma história bem simbólica: O Pinóquio.
Os próprios alunos representaram os personagens. Com muita vontade e alegria, transmitiram a mensagem do conto do boneco de madeira feito por Gepeto. Assim, para tornar-se um menino de verdade, ele precisaria ser bondoso, sincero e corajoso. No caminho, porém, surgiram várias distrações e desafios. Por isso, Pinóquio precisou ativar as próprias virtudes. Da mesma forma, todos nós, seres humanos, precisamos delas para superar nossas provas.



As crianças acompanharam o evento com entusiasmo e participaram de uma brincadeira ao final. A proposta foi fazer mímica: cada criança imitou um dos personagens até que as demais pudessem descobrir. Em resumo, foi uma atividade divertida!
A experiência dos voluntários no palco
Além disso, participar como ator também foi marcante para os voluntários envolvidos. Adriano, aluno do Curso de Filosofia, contou: “Atuar como Gepeto foi uma experiência incrível! Com a ajuda de todos tornou-se prazeroso, mas o grande prêmio foi ver o sorriso das crianças enquanto assistiam… Em resumo, uma experiência maravilhosa”.

Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Portanto, a atividade contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, propostos pela ONU. Isso vale para a aula aberta, o jogo da memória dos símbolos e o teatro infantil “O Pinóquio”. Mais especificamente, relaciona-se ao ODS 4 – Educação de Qualidade, que trata da educação de qualidade.