Nova Acrópole Botafogo celebra 27 anos de atividade a serviço dos ideais filosóficos elevados

Por Rio de Janeiro - Botafogo

Ao celebrar o vigésimo-sétimo aniversário da unidade Botafogo da Nova Acrópole em um baile de carnaval acontecido em 3 de fevereiro de 2024, a professora Jaqueline Tomaini reafirmou o propósito de multiplicar e intensificar as atividades em favor dos elevados ideais filosóficos traçados por Jorge Ángel Livraga, o fundador da Nova Acrópole. Na celebração, o ideal filosófico foi realçado com a frase: “Alegria com Sabedoria, Sabedoria com Alegria, será que isto dá samba?

Destacou-se ainda a importância da união e fraternidade e o empenho e dedicação de todos os voluntários que mantém abertas, há 27 anos, os portais da filosofia na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O ideal filosófico

Os professores do estado do Rio de Janeiro destacaram o clima de alegria, fraternidade e união, relembrando a importância dos ciclos:

Alegria, um dos hexagramas do Nei Kung – arte marcial filosófica -, é capaz de nos transformar, de nos tirar lá de baixo e nos elevar. Que a gente cultive a alegria, que a gente aproveite este momento, que é um novo ciclo para a Nova Acrópole Botafogo, para renovar a sede, nos renovarmos e aproveitarmos”.

“Quando uma escola faz aniversário, é sempre motivo de alegria porque significa que venceu um ano mais, passou por muitos desafios para manter uma escola de filosofia aberta. E isto significa que todos estão mais fortes para vencer desafios maiores ainda”.

“Este evento lembra a importância de cumprir os ciclos. Que este novo ciclo seja mais alegre, mais leve, seja luminoso como todos os integrantes da unidade Botafogo são”.

“Quando passamos por um ciclo e vivemos bem este ciclo, nos afirmamos e reafirmamos, então que este momento seja um momento de alegria pela reafirmação de um ideal filosófico no mundo“.

“Desejo muitos mais anos de alegria, de felicidade, de toque de carinho no coração de cada pessoa que chegue na escola, muita compreensão, muita vida, muita energia, porque cada escola é um oásis, um ponto de luz para o mundo. Reforço o ciclo de uma escola de filosofia, como uma vitória rumo a esta conquista de um mundo melhor para todos, e a importância de manter a união porque unidos somos mais fortes”.

Jaqueline Tomaini, então, desejou que estejemos sempre juntos. Destacou que “somos uma escola realmente alegre, com pessoas muito fraternas, muito bonitas (belas), muito boas, muito justas, com muita força e determinação. Temos a nossa amizade filosófica, a nossa união, o nosso carinho e muito respeito uns pelos outros”. Destacou ainda que “mantemos a chama da filosofia como vida, que tanto nos ensina, que ao invés de ficarmos chateados, deprimidos ou estressados ou irritados, começamos a querer entender o sentido da vida, compreender a causa das coisas, e isto vai nos preenchendo, nos dando plenitude, compreensão. E assim conseguimos nos firmar mais nesta Terra, neste momento histórico que nos coube viver.”

Em festa

No aniversário de 27 anos da Nova Acrópole Botafogo, celebrado em um baile de carnaval, alegria e entusiasmo se uniram aos aplausos à originalidade de fantasias.

Seguiu-se com o samba belíssimo “Alegria com Sabedoria, Sabedoria com Alegria, será que isto dá samba?”, composto por Joseph Vital Jr., professor da Nova Acrópole Barra da Tijuca. Assim, o bloco de carnaval Acadêmicos de Platão do Rio de Janeiro, trouxe alegria, sabedoria, sentimento e força para a festa. Como diz o refrão:

“Vem se apaixonar pelo ideal
Deixa a consciência florescer
E a sabedoria vai despertar
uma Nova Acrópole em você.”