Ações de voluntariado para o natal de crianças em situação de vulnerabilidade

Por Minas Gerais - Belo Horizonte - Central

A Nova Acrópole Belo Horizonte realizou diversas ações de voluntariado para o natal de 2022. Foram atividades para crianças de três diferentes instituições: A DREMINAS, ligada ao Hemominas, que atende crianças com doença falciforme; a creche Grazia Barreca; e o abrigo Pompéia, um abrigo do Ministério Público que atende principalmente mães solteiras, acompanhadas de seus filhos.

As ações tiveram início quando as crianças da creche Grazia Barreca foram convidadas, no dia 18 de novembro, para participar de uma contação de histórias com as temáticas de preparação para o natal. Cerca de noventa alunos fizeram um desenho como sua contribuição, ao qual sua doação foi correspondida com uma outra doação, a de brinquedos. Seus familiares também receberam uma carta escrita especialmente com uma mensagem de conforto e esperança para o ano de 2023.

Nos dias 7 e 15 de dezembro foram entregues na DREMINAS, 500 sacolinhas-surpresa com a temática natalina para as crianças que são tratadas no Hemoninas BH com anemia falciforme. São crianças de todo o estado de MG, que em situação de vulnerabilidade social possuem grande dificuldades para lidar com essa doença genética, já que necessitam de alimentação balanceada e uma série de diferentes cuidados de saúde. Além dos citados presentes, visando atender às famílias das crianças, foram doados também 550kg de alimentos, tendo em vista tratar-se de pessoas com alimentação considerada insuficiente.

Fechando as ações do ano, o abrigo Pompéia, abrigo do Ministério Público para famílias em situação de vulnerabilidade social, também foi atendido este ano. Cerca de 25 crianças e adolescentes receberam uma visita do Papai Noel, ganharam presentes e mensagens natalinas para suas famílias.

Este conjunto de ações alinham-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #3 de Saúde e Bem-estar, ao ODS #4, de Educação de qualidade, e ao ODS #10, que trata da Redução das desigualdades.

Voluntários de Nova Acrópole com Maria Zenó Soares da Silva, presidente da Associação de Pessoas com Doença Falciforme e Talassemia do Estado de Minas Gerais – DREMINAS.