Conscientização sobre o uso da água no Dia Mundial da Água

Por Paraná - Curitiba

Entre os dias 21 e 26 de março de 2022, a Nova Acrópole de Curitiba homenageou o Dia Mundial da Água com uma exposição de informativos, com dados a respeito do uso da água em nosso planeta, promovendo e valorizando o seu consumo consciente. Além disso, foi proposta uma atividade interativa para os alunos na qual se podia “pescar” um desafio de como evitar desperdícios no uso da água potável em nossas atividades cotidianas.

Tanto a ciência quanto a mitologia concordam que a água é a origem e a fonte da vida. Ela é símbolo de cura, proteção, reintegração e regeneração em diversas culturas. Alguns cientistas trabalham com a hipótese de que a água guarda a memória da vida na Terra sob a forma de radiação eletromagnética. Dessa forma, este elemento carrega todo o tipo de informação produzida pela humanidade e certamente recebemos influências positivas e negativas.

Se considerarmos que apenas 2,5% da água do planeta é doce, e que desse montante apenas 0,26% está disponível ao consumo humano, perceberemos o perigo que corremos ao não respeitar esse recurso tão vital de nosso planeta.

A atividade realizada também contribuiu com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovido pela Organização das Nações Unidas, em especial, o ODS #6, de Água Potável e Saneamento básico que visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, e o ODS #14, da Vida na Água que visa a conservação e ao uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.


Deixamos um belo trecho da poesia “Água doce, doce água” de Evelyn Heine que estava em exposição:
“De mar é feita a terra,
De água é feita a gente.
Abaixo o desperdício!
Poupar água: coisa urgente
(…)
Tanto bate até que fura,
Diz o ditado popular…
Cuida dela! Você jura?
Vamos economizar!”