De uma pequena história para um grande sonho: a Casa da Árvore

Por Paraná - Curitiba

Em novembro de 2021, o voluntariado da Nova Acrópole Curitiba entrou em contato com a Luzia Andrade, mais conhecida como Mestranda Gaivota, dirigente responsável do Move Vidas, instituição localizada na região da Caximba, na cidade de Curitiba.

Esta instituição recebe diariamente crianças no contra turno escolar, oferecendo diversos incentivos, brincadeiras, aprendizado sobre como cuidar da natureza e dos estudos. Dentre os atrativos para a criançada, eles contavam com uma casa na árvore, que era a principal diversão. No entanto, ao longo do tempo e uso, esta casinha começou a sofrer vários danos na sua estrutura, o que ocasionou na interdição da mesma.

À princípio a proposta seria apenas uma reforma, porém após avaliação, se optou pela construção de um novo espaço. Determinadas e acordadas, as ações se iniciaram: aporte financeiro através de arrecadações junto aos voluntários da Nova Acrópole, bazar, reutilização de madeiras de demolição etc. Enfim, foram muitas as oportunidades de ação para o voluntário agir com sua própria vontade, colocando a generosidade em cada ato.

Assim, no mês de maio de 2022, os trabalhos começaram. A partir desse ponto, o aporte foi de tempo e disposição e, após muitos finais de semana e feriados, além das muitas marteladas nos dedos, como observou com bom humor um dos voluntários, a Casa da Árvore foi concluída.

Isto para alegria de todos que participaram de forma direta e indireta de sua construção. “Com tão pouco foi feita uma ação que beneficiou tantas pessoas, criou perspectivas, laços de amizade, ressuscitou esperanças, abriu-se um canal de possibilidades… foi só colocar em prática o amor incondicional, o compromisso sincero, as virtudes nas ações, o movimento nas vidas dos voluntários. Foi ‘aquela experiência que mexe’”, declarou o voluntário Ruben de Francesco. Alegria também para equipe do Move Vidas, mas acima de tudo, comemoração por parte das crianças assistidas por esta instituição.

E em uma fala da Mestranda Gaivota: “se fosse fácil, não seria para nós”. Muitos se colocaram à disposição para realização deste sonho, afinal quem nunca se encantou com uma Casa da Árvore?

Este trabalho junto com a instituição Move Vidas, que segue com doações de alimentos, se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de números #1 e #3, definidos pela UNESCO, que tratam, respectivamente, da Erradicação da pobreza e Saúde e bem-estar.