A Escola do Esporte com Coração de Nova Acrópole realizou a Copa Pierre de Coubertin com o 3º Torneio de Tênis de Mesa durante os meses de outubro e novembro na sede de Curitiba/PR.
Na etapa classificatória, os 16 participantes foram divididos em 4 grupos, cujos nomes foram inspirados por deidades olímpicas: Niké, Mercúrio, Kairós e Hércules. Os integrantes de cada grupo competiam entre si, para que os dois primeiros colocados passassem para a fase seguinte. Essa etapa aconteceu durante 4 semanas.
A segunda fase de eliminatórias aconteceu na mesma ocasião, no dia 25 de novembro. Com as partidas de quartas de final, semifinais, e definição do pódio.
O objetivo foi proporcionar a canalização da vocação esportiva, construindo e cultivando valores humanos através do esporte, como: respeito, amizade, convivência, constância e dedicação.
Entre os 16 atletas que atenderam ao chamado da Escola do Esporte, estavam alunos mais novos e mais antigos que tiverem a oportunidade de vivenciar momentos de convivência muito especiais, alegres, de aprofundamento de amizade filosófica e de busca das potencialidades latentes e sua capacidade interna de superação.
Em depoimento, a atleta Izabel Pereira constata: “Vence apenas o melhor jogador, aquele que foi o campeão? Não! Todos nós vencemos, na conquista do espírito que luta para dar o seu melhor, do corpo que busca a melhor técnica, que dosa a energia necessária para cada etapa, do emocional que precisa entrar em equilíbrio no momento da batalha, da mente que desenvolve a atenção e concentração. Aprendizado a ser aplicado diretamente na vida e para podermos servir melhor.”
Nessa copa, a oportunidade concedida por Kairós pôde proporcionar experiências heroicas dignas de Hércules, e que Mercúrio comunicou aos deuses sobre as batalhas de homens e mulheres buscando viver o seu melhor através do esporte, buscando alcançar sua verdadeira vitória indo ao encontro de Niké!
Foi uma copa onde todos venceram e finalizaram mais rápidos, mais altos, mais fortes e mais unidos!