Escola do Esporte com Coração promove seletiva dos atletas paranaenses

Por Paraná - Curitiba

No dia 6 de agosto de 2022, foi realizada pela Nova Acrópole Curitiba, em parceria com a Escola do Esporte com Coração, a seletiva estadual do Paraná com a participação de atletas das cidades paranaenses: Curitiba, Ponta Grossa e Londrina. O evento aconteceu no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Paraná, que cedeu o uso do complexo esportivo para a realização do evento.

Esta seletiva tem como principal objetivo compor a seleção paranaense que irá representar o estado nas XXIX Olimpíadas Acropolitanas, evento nacional dedicado ao esporte e ao resgate do espírito olímpico, no Distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, São Paulo.

A Escola do Esporte com Coração busca resgatar e aplicar o ideário da civilização grega e de Pierre de Coubertin, cuja filosofia olímpica prescreve que o esporte deve ser uma ferramenta de autoconhecimento e autoaperfeiçoamento do ser humano, que ao promover a ideia do Olimpismo, percebe que sua competição é apenas contra si mesmo e seu objetivo é vencer a si próprio.


Os filósofos atletas do estado do Paraná alcançaram a vitória sobre si mesmos, com a realização das provas das seguintes modalidades: atletismo (representada pelas provas de 100m rasos, 800m, 4x100m, salto em distância e arremesso de peso), voleibol, tênis de mesa e xadrez, e principalmente, exercitaram os valores humanos, como superação e união, próprios para a promoção do espírito olímpico e para a construção de seres humanos comprometidos com seu aperfeiçoamento individual e coletivo.

“Foi uma enorme satisfação poder participar da seletiva estadual, ter o contato e a convivência com praticantes de outras unidades, viver o esporte como meio de desenvolvimento pessoal e ainda reviver o espírito olímpico, sentimento que estava adormecido. Também pude ver que é possível participar de um evento em que todos saem vitoriosos e realizados por viver o ideal olímpico”, comenta Laudelino Júnior, participante da Nova Acrópole Londrina.


Essa atividade realizada pela Escola do Esporte com Coração em parceria com a Nova Acrópole contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovido pela Organização das Nações Unidas, em especial, o ODS #3, de Saúde e bem-estar que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.