Nova Acrópole Curitiba realiza 1º Torneio Estadual Pierre de Coubertin

Por Paraná - Curitiba

Nos dias 20 e 21 de maio de 2023, a Escola do Esporte com Coração da Nova Acrópole Curitiba promoveu o 1º Torneio Estadual Pierre de Coubertin.

Foi um evento repleto de oportunidades para expressão da alma e do corpo, em que os 40 filósofos atletas puderam se desafiar e colocar em prática suas mais belas virtudes, como coragem, determinação, superação e espírito de equipe.

Na programação do Torneio foram oferecidos: ateliês de modalidades do atletismo (corrida, arremesso de peso, lançamentos de dardo e de disco); tiragem de marcas para as Olimpíadas Internacionais da Nova Acrópole; torneio de tênis de mesa; práticas lúdicas; treino de vôlei e concurso de oratória olímpica.

Todas as atividades tiveram como objetivo estimular o primeiro contato com as modalidades citadas, como forma de propiciar o reconhecimento de novas habilidades e também de aperfeiçoar as modalidades que já são praticadas pelos atletas.

O evento aconteceu no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Paraná – que cedeu o uso do complexo esportivo para a realização do evento -, na sede da Nova Acrópole e na quadra poliesportiva Rede Sports.

O Torneio Estadual Pierre de Coubertin leva este nome em homenagem ao filósofo Barão Pierre de Coubertin, cujas ideias buscam resgatar e viver o Olimpismo, em que o esporte deve ser vivido como uma ferramenta de autoconhecimento e aperfeiçoamento do ser humano com prática de valores e virtudes.

Assim como relatado pela atleta Zoe Mastrodicasa: ”Uma imagem que ficará marcante é a horda de atletas em linha se testando com o dardo na mão apontando para o céu. Essa linda cena representa muito o heroísmo do atleta que enfrenta o desconhecido com valor e coragem.”

Na escola de filosofia Nova Acrópole, buscamos aplicar ensinamentos atemporais com o desenvolvimento de potenciais latentes, como proposto e vivido nesta oportunidade em que, inspirados pela Filosofia do Esporte, os atletas viveram a real competição que é apenas contra si mesmo, e seu objetivo é vencer a si próprio.

Essa atividade contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovido pela Organização das Nações Unidas, em especial, o ODS #3, de Saúde e bem-estar que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.