Os mais de 400 milímetros de chuvas registradas em Florianópolis e região desde o dia 26 de novembro de 2022 causaram muitos deslizamentos de terra e inundações em diversas áreas, atingindo milhares de pessoas, principalmente aquelas que residem em morros e encostas. Diante deste cenário o município de Florianópolis decretou situação de emergência na manhã do dia 1 de dezembro.
Entre os dias 2 e 3 de dezembro, em apenas 10h, voluntários da Nova Acrópole Florianópolis realizaram uma campanha para ajudar os atingidos pelas chuvas na região metropolitana de Florianópolis, recolhendo e fazendo a entrega de produtos de higiene para os moradores da cidade de Palhoça, município vizinho a Florianópolis.
Foram entregues: 131 pacotes de absorventes, 178 tubos de creme dental, 148 escovas de dente, 146 aparelhos de barbear, 6 tubos de creme de barbear, 56 tubos de desodorante, 247 sabonetes, 4 pacotes de lenços umedecidos, 5 pacotes de papel higiênico, 2 peças de roupa íntima, 58 tubos de xampu e condicionador, 900 hastes flexíveis com pontas de algodão, 2 peças de roupas em geral.
“A sensação que fica é de dever cumprido, mesmo que em partes, pois a reconstrução ainda vai um longo tempo”, diz Fábio Luiz Rodrigues da Silva, voluntário em Nova Acrópole. Jair Schimitt, também voluntário da Organização, fala um pouco da experiência em participar de uma ação como esta: “Levamos não só produtos, mas acima de tudo o amor e a fraternidade que está dentro de nós”.
Nova Acrópole tem status consultivo na ONU e esta atividade de voluntariado contribui com as ODS #3 (Saúde e bem-estar), #16 (Paz, justiça e instituições eficazes) e #17 (Parcerias e meios de implementação). Desenvolve o voluntariado, além de apoiar na proteção e defesa civil, nos âmbitos ecológicos e sociais, com um sentido de integração à unidade do Universo. Entendendo por isso, que quando um ser humano age com bondade, contribui para com toda a natureza, movendo todo o Universo um pouquinho para o Bem.