Semana da Filosofia com palestra sobre a arte de viver

Por Santa Catarina - Florianópolis

Na noite do dia 14 de novembro, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) foi palco de uma palestra sobre a jornada filosófica diante da arte de viver, ministrada pelo professor Gilberto Sulzbach, como parte da Semana de Filosofia da Nova Acrópole.

Ao longo da exposição, Sulzbach conduziu o público a refletir sobre as raízes da filosofia, destacando que ser filósofo é buscar as causas das coisas e dos acontecimentos. “Perguntar é da natureza humana. O quanto nos aprofundamos nessas questões, eleva o que temos de melhor”, ressaltou o palestrante.

A busca por respostas às grandes questões humanas – Quem somos? Para onde vamos? O que é a morte? – foi abordada como a essência que nutre nossa alma. “Vivemos as respostas encontradas, pois são elas que constroem nossa paz interior”, pontuou.

Ao longo da palestra também foi levantada a reflexão sobre o que é a vida. E embora não se tenha definido, Sulzbach associou ela a duas características fundamentais: o movimento e o mistério. “Todos nós somos um mistério para os outros e para nós mesmos. Por isso, o mistério está sempre nos cercando, assim como o movimento, pois tudo o que está vivo se movimenta e evolui. Mas, quem planejou esta evolução?”, provocou o filósofo.

Segundo o professor, a ciência nega a existência de Deus, mas também não consegue comprovar que ele não existe. E concluiu: “aproximamo-nos do mistério quando buscamos e encontramos respostas para nossa alma”.

Mas, como viver com arte? De acordo com Sulzbach, usando a filosofia para aprender a converter problemas em provas, começamos a tomar consciência que todo problema tem uma energia. E quando você supera o problema, aquela energia vem pra você e se transforma em poder. E neste momento, você se supera e aprende. E a partir dali, você vai acumulando poderes e conhecimentos para superar novos obstáculos com mais leveza e sabedoria.

“O saber capacita a ação. Entender algo não é saber, é aplicar esse conhecimento na vida”, frisou o palestrante.

O encerramento da palestra foi marcado por um convite à Nova Acrópole, onde o curso Filosofia para Viver é uma jornada para aqueles que buscam o autoaperfeiçoamento e a nobreza de espírito.

A Semana de Filosofia acontece de 13 a 18 de novembro. Eventos gratuitos ainda acontecerão na Acate Primavera e na sede da Nova Acrópole Centro, incluindo trilhas na madrugada e ações voluntárias na praia do Moçambique, abraçando o tema “Filosofia em Ação”.

Participe dessa jornada de autoconhecimento e reflexão, e descubra como a filosofia pode ser a chave para uma vida mais significativa e consciente!