A Nova Acrópole Joinville vem implementando desde o início do ano o Projeto Esperança Viva, como ações de voluntariado social que visam integrar a Filosofia à prática de ações que façam emergir em cada participante sentimentos de fraternidade e generosidade, virtudes que nos elevam como seres humanos.
Como etapa do projeto, em agosto deste ano iniciou-se a campanha #CORRENTE 3 A: Arrecadação, Amor e Ação.
A campanha teve como objetivo central arrecadar fraldas geriátricas e promover atividades recreativas com a finalidade de levar alegria e carinho aos residentes da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Lar Pedacinho do Céu. Inspirada por princípios filosóficos, a campanha buscou demonstrar o compromisso com o bem-estar e a dignidade da pessoa idosa, enfatizando os valores da arrecadação, do amor e da ação em prol de uma causa significativa.
Assim, na tarde do sábado de 30 de setembro de 2023, os voluntários da Nova Acrópole visitaram a instituição Pedacinho do Céu. A ação levou aos residentes muita alegria e amor, além de recreação, poesia, conto e música.
Ao final, foi realizado sorteio de diversos brindes e organizado um delicioso lanche a todos os residentes da ILPI.
A campanha arrecadou durante os dois meses de sua ação, 795 fraldas geriátricas, as quais foram entregues à responsável pelo Lar, Sra. Leti.
Para o voluntário Márcio dos Santos a experiência representou “tirar a filosofia dos livros e praticar… já que a Filosofia é Amor à Sabedoria, os idosos representam a sabedoria, pois cada um tem sua história de vida e muito a nos ensinar. Foi uma retribuição”.
Alexandre Cunha falou que o sentimento que presenciou nessa oportunidade foi o de acolhimento. “Quando eu cheguei lá foi com a intenção de doar” – comentou, “mas ao final, quando eu saí de lá, eu percebi que eles é que fizeram bem pra mim”.
Nilcéa Cunha sentiu-se impactada com a alegria nos olhos dos idosos residentes ao receber os voluntários. “Fui ficar um pouco com uma senhora que estava acamada e ela me disse: estou ouvindo a música e as palavras que vocês estão dizendo, então Deus está aqui comigo. Foi uma experiência muito boa”.
Sra. Leti falou – em nome do Lar Pedacinho do Céu -, sobre a importância do trabalho voluntário da Nova Acrópole para aquela instituição: “Vocês virem trazer alegria para os avôs com essa visita, cantar, OLHAR, brincar, isso pra nós não tem preço, eles precisam tanto disso. Gratidão Nova Acrópole”.
A importância do trabalho voluntário em Nova Acrópole não está somente na coleção de resultados, mas sim de uma celebração das conexões que se forjam em vínculos fortalecidos e no calor que aquece corações. Que todos, independente da idade, saibamos que somos seres de importância. Pois estamos todos conectados no mesmo laço indissolúvel de humanidade.