Semana da Filosofia com atividade voltada para a preservação da saúde e controle do estresse

Por Minas Gerais - Juiz de Fora

No dia 13 de novembro, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Juiz de Fora realizou, em comemoração à Semana da Filosofia, uma aula aberta ao público em geral, para tratar sobre o controle do estresse para a preservação da saúde. O professor Hinaldo Breguez conduziu a atividade utilizando a técnica do Nei Kung, Arte Marcial fundada pelo professor Michel Echenique Isasa, que também foi fundador da Nova Acrópole no Brasil.

O Nei Kung é uma arte marcial baseada na sabedoria milenar de antigas tradições, mas que se mantém sempre atual já que trata de aspectos fundamentais da vida do ser humano e da natureza. Sua estrutura é bastante ampla e integra uma série de sistemas, desde defesa pessoal e técnicas de combate, incluindo sistemas de respiração, Chi Kung, concentração, controle da ansiedade, domínio do medo, entre outros.

A vivência dos participantes nessa noite comemorativa em Nova Acrópole Juiz de Fora, através da técnica de Nei Kung, permitiu o contato com uma das práticas de concentração, relaxamento, energização e harmonização. Foi possível constatar, na prática, a importância de restaurar a energia vital nos dias atuais de estresse, excesso de informações e violência do cotidiano.

A sede da Nova Acrópole Juiz de Fora estava ambientada para receber os participantes com música e imagem de uma bela cachoeira, a iluminação mais baixa e um perfume especial do alimento que estava sendo preparado no Café Renascence. Foi uma experiência sensorial diferente, mesmo numa noite com temperaturas muito mais elevadas que as de costume da cidade de Juiz de Fora.

A Semana da Filosofia passou a ser comemorada pela Nova Acrópole em todo o mundo a partir do momento em que a Unesco instituiu o Dia Mundial da Filosofia no ano de 2005, que é comemorado internacionalmente na terceira quinta-feira de todo mês de novembro.

“Na filosofia, encontramos as asas que nos elevam acima da trivialidade, permitindo-nos voar na vastidão do pensamento.” – Immanuel Kan