Florianópolis, SC – 27 de abril de 2024 – No último sábado, trinta alunos representando a Nova Acrópole se uniram em três equipes para participar da 27ª edição da Volta à Ilha, a maior prova de revezamento por equipe da América Latina, percorrendo desafiadores 140 km ao redor da Ilha de Santa Catarina. Originários das escolas Nova Acrópole de Florianópolis Centro, Florianópolis Lagoa, São José, Blumenau, Criciúma e Chapecó, os alunos demonstraram garra, união e o verdadeiro espírito olímpico, vivenciando uma experiência única de superação e aprendizado, ao mesmo tempo que fortaleciam laços de amizade e destacavam a força tanto individual quanto coletiva.
Esta participação é parte integrante do compromisso da Nova Acrópole em promover o esporte como ferramenta de desenvolvimento humano, através das atividades proporcionadas pela Escola do Esporte com o Coração.
Mais do que uma mera competição, a Volta à Ilha é uma jornada de união e crescimento para os alunos da Nova Acrópole. Representa uma oportunidade única de aplicar valores humanos como união, amizade e, acima de tudo, a superação pessoal. Segundo Renata, uma das participantes, a principal experiência foi a de luta, união e alegria: “Estamos unidos! Largamos todos juntos e chegamos todos juntos! Uma vivência muito forte e especial que representa muito bem o que estamos construindo e pelo que lutamos em Nova Acrópole. E creio que estamos aprendendo a lutar e passar pelas provas da vida de uma forma muito especial: lutamos com alegria, afinal o sentido de unidade nos preenche tanto, nos realiza tanto”.
Mais do que uma competição, uma jornada de união e crescimento
Num mundo cada vez mais competitivo e individualista, a Volta à Ilha assume um papel crucial como um lembrete da importância de resgatar o espírito esportivo e olímpico. Através dessa participação, os alunos da Nova Acrópole vivenciaram os valores da ética, do fair play e da busca pela excelência, mantendo o foco no respeito ao próximo e na celebração do esporte como uma ferramenta de união e crescimento.
Resgatando o espírito esportivo e olímpico: uma homenagem a Pierre de Coubertin
Essa visão é reforçada pela parceria estabelecida desde 2018 entre a Nova Acrópole e o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, ambas instituições unindo forças para promover o desenvolvimento humano através de uma série de atividades que visam resgatar e vivenciar na prática o espírito olímpico e os valores humanos universais.
“Poucos dias após a cerimônia de acendimento da Chama Olímpica na Grécia, nos reunimos em torno do fogo para, simbolicamente, nos conectarmos com a mesma tradição que animou o espírito das competições esportivas desde a Era Clássica e assim dar início a nossa participação nessa prova tão querida que é o Revezamento Volta à Ilha. Imbuídos por esse espírito olímpico, nos comprometemos em oferecer o nosso melhor esforço nesta prova, do início ao fim, sobretudo mantendo o sentimento de união. E essa é a grande vitória que constato desse evento: perceber que saímos dessa prova realmente um pouco mais unidos, mais capazes de reconhecer as nossas próprias forças e a dos nossos companheiros e, principalmente, com a certeza de que é possível deixar um rastro de pegadas humanas quando se tem esse fogo olímpico bem aceso em nossos corações e ações”, foi o que relatou Sara.
Vencendo desafios e fortalecendo laços: a Filosofia para viver no Esporte
Os 140 km da Volta à Ilha exigiram não apenas preparo físico, mas também colocaram à prova a capacidade de superação individual, a resistência mental e a importância da colaboração em equipe. Como Fernanda descreve: “A Volta à Ilha com a Escola do Esporte com o Coração não foi apenas uma experiência de corrida; a corrida foi apenas uma parte da luta interna e da força coletiva. Foi um dia intenso de todos juntos por um propósito maior”.
Mais do que simplesmente vencer e ganhar medalhas, a Volta à Ilha 2024 representou uma experiência transformadora para os filósofos da Nova Acrópole. Através da participação na prova, foram fortalecidos laços de amizade, virtudes foram exercitadas, além de enfrentar os desafios da vida com o espírito de união. É a vivência na prática da filosofia.
A Nova Acrópole parabeniza todos os filósofos atletas que participaram da Volta à Ilha em 2024 e celebra a conquista deste valioso aprendizado: estamos unidos!