XVII Semana da Filosofia com palestras, diálogos e exposição

Por Rio Grande do Sul - Passo Fundo

Entre os dias 15 e 19 de novembro de 2022, realizou-se na Nova Acrópole Passo Fundo, a Semana da Filosofia em homenagem ao Dia Mundial da Filosofia, data instituída pela Unesco desde 2005. Este ano a temática geral foi “A Linguagem dos Símbolos”, sendo desenvolvida em todas as sedes da Organização Internacional Nova Acrópole ao redor do mundo.

Durante esta semana, após assistirem juntos às palestras transmitidas pelo YouTube, os passo-fundeses dialogaram sobre os principais pontos que lhes chamaram atenção nas palestras. Surgiram reflexões sobre a profundidade dos símbolos abordados, os quais, apesar de estarem presentes no cotidiano, não eram percebidos de maneira consciente. Também foi pontuado sobre a dificuldade do aprofundamento nos mistérios da vida, pois o ser humano atual parece estar preso numa rotina mecânica e inconsciente.

No sábado, dia 19, ocorreu a palestra “A Jornada do Herói, a aventura humana” com o professor Pedro Rihl. Foram apresentadas as etapas que o herói deve percorrer para superar as provas que seu caminho lhe apresenta. Conforme pontuou: “A vida é uma grande aventura! Cabe a cada um de nós optar em vivê-la de forma heroica!”.