Semana do Meio Ambiente com atividades de cunho cultural, ecológico e de preservação do meio ambiente

Por Rio Grande do Sul - Porto Alegre

A Semana do Meio Ambiente é celebrada mundialmente pela ONU e pelas Escolas da Nova Acrópole de todo o mundo. Como parte da comemoração, a sede da Nova Acrópole de Porto Alegre promoveu uma série de atividades de cunho cultural, ecológico e de preservação do meio ambiente.

Do dia 30 de maio ao 6 de junho foi realizada uma Campanha Interna de Destinação de Resíduos, em que os alunos da instituição tiveram a oportunidade de resgatar o processo de reciclagem interna através da distribuição de novas lixeiras, identificação das tipologias de resíduos e visita às turmas da Escola de Filosofia para promover a conscientização sobre o uso responsável das lixeiras.

Vale lembrar que, atualmente, a Escola é ponto de coleta de óleo de cozinha, sucata, lixo eletrônico e tampinhas de garrafas, atendendo ao público da Organização e seus vizinhos do Centro Histórico da capital gaúcha. A partir deste evento, foi anunciada a inserção do recolhimento de outros dois resíduos especiais: lacres de latinhas e armações de óculos. Este último item, através de parceria com uma ótica da cidade, doará óculos para crianças e jovens carentes.

Ainda no contexto das comemorações, foi realizado, no dia 4 de junho, o projeto Prazer, eu sou o Guaíba! Na ocasião, os alunos, juntamente a seus amigos e familiares, foram convidados para um passeio de barco no Rio Guaíba, no qual foram presenteados com diálogos filosóficos, canto e poesia preparados pelos voluntários da Nova Acrópole. Além disso, os presentes tiveram a oportunidade de desfrutar de um belo pôr do sol no fim da tarde.

O objetivo da ação foi promover uma conexão com a natureza, especialmente com as águas que banham a nossa querida Porto Alegre.

Para encerrar com chave de ouro as comemorações da Semana do Meio Ambiente, a Nova Acrópole ministrou a palestra on-line “Uma só Terra: Inspirações filosóficas e morais para o mundo de hoje”, na qual foram compartilhadas algumas inspirações filosóficas e de comportamento que poderiam ajudar na construção de um mundo melhor.

Essas ações, que proporcionaram aos participantes integração ao meio ambiente e oportunidade de trabalhar em conjunto na construção de um mundo mais sustentável, estão alinhadas com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações unidas (ONU), mais especificamente com o ODS #3 de Saúde e bem-estar, #4 de Educação de Qualidade, #12 de Consumo e Produção Responsáveis e #15 de Vida Terrestre.