Fórum do Olimpismo acontece na Nova Acrópole Santa Cruz do Sul

Por Rio Grande do Sul - Santa Cruz do Sul

No sábado, dia 11 de fevereiro, a Organização Nova Acrópole de Santa Cruz do Sul, tornou-se sede de um pioneiro evento: o Fórum do Olimpismo – em comemoração ao Dia Nacional do Atleta, ocorrido no dia 10 de fevereiro. Sua elaboração contou com os voluntários participantes da Escola do Esporte e alunos, amigos e familiares.

A celebração se iniciou com a recepção dos primeiros convidados. Seguiu com um almoço preparado na Escola, pensado e efetuado com muito carinho pelos próprios voluntários. Para tornar o momento ainda mais especial, três participantes da Escola do Esporte recitaram poemas de temática olímpica.

Almoço organizado por voluntários

Em seguida, todos foram convidados a assistir a uma Mesa Redonda, que contou com a presença de três palestrantes: Rafael Ebert – prof. de Nova Acrópole, Sofia Bittencourt – que coordena a Escola do Esporte no Estado, e Ana Gomes – integrante do time de atletismo e profissional de Educação Física. Os temas abordados foram desde a visão do que é ser atleta, até reflexões sobre o tema “alegria no esforço”: a necessidade natural do Ser Humano de buscar a sua própria superação. Inspirados por Pierre de Coubertin – responsável por resgatar os Jogos Olímpicos na Modernidade, “para cada indivíduo, o esporte é uma possível fonte para melhoria interna”.

Mesa Redonda em comemoração ao Dia Nacional do Atleta

Com o término da Mesa Redonda e visando um momento recreativo e prático, todos os presentes foram convidados a participarem de ateliês esportivos, podendo optar entre o ateliê de atletismo, de xadrez ou ainda tênis de mesa. O objetivo principal do evento foi apresentar um pouco da filosofia do atleta olímpico, aquele que se vê corajoso frente às adversidades e encara a vida com leveza, sem medo das provas.

Oficina de Tênis de Mesa

“Olimpismo procura criar um modo de vida com base na alegria encontrada no esforço; o valor educacional de um bom exemplo e o respeito pelos princípios éticos fundamentais universais.”
– Pierre de Coubertin