Anualmente, no dia 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972 em Estocolmo, na Suécia, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Tem por objetivo conscientizar sobre a importância da preservação dos recursos naturais, promovendo o desenvolvimento sustentável dos mesmos. Nesse ano de 2022, este dia especial traz como tema “Uma só Terra”.
Coerente com o seu compromisso de contribuir com a construção de um mundo melhor através da melhoria do ser humano pela educação, a Nova Acrópole de Santa Cruz do Sul promoveu a sua IV Semana do Meio Ambiente entre os dias 30 de maio e 4 de junho, buscando propagar ideias inteligentes que promovam ações transformadoras.
Durante a semana ocorreu a exposição sobre a Pegada Hídrica, demonstrando-se o quanto de água se gasta na produção de diversos itens que usamos cotidianamente, visando evitar desperdícios e promover o consumo consciente.
No sábado, 4 de junho, foram realizadas práticas ambientais, como a Oficina de compostagem, apresentando sobre o reaproveitamento de resíduos orgânicos, gerando terra fértil, e a Oficina de horta agroecológica, ensinando a construir uma horta que respeite preceitos ecológicos.
Paralelamente, o Feirão de trocas sustentáveis foi proposto com o intuito de trocar itens que já não nos serviam por outros que não serviam a outrem.
Encerrando as atividades da Semana do Meio Ambiente, aconteceu o Passeio ciclístico promovido em parceria com a Escola do Esporte com Coração. Os ciclistas tiveram como ponto de encontro a Nova Acrópole e destino final o Lago Dourado. Essa atividade contou com a participação de 20 pessoas, além do ciclista Miguel Lawisch, que incentiva a prática desse esporte inspirando aos demais ciclistas através de sua história de aventura, ocorrida no ano de 1991. Miguel partiu do município de Santa Cruz, de bicicleta, até os Estados Unidos.
Ao chegarem no Lago Dourado, o grupo refletiu sobre a importância de se resgatar uma maior conexão do ser humano com a natureza.
Diversas sementes foram lançadas ao longo dessa semana, as quais propuseram um olhar mais consciente em relação as ações de preservação. “Não só a natureza agradece, mas as futuras gerações também agradecerão. É uma forma de retribuirmos a generosidade que a Grande Mãe Natureza nos oferece diariamente”, diz um dos participantes.
Pensando nisso, quais atitudes simples você pode tomar hoje para contribuir na preservação do Meio Ambiente?