Sob um céu ensolarado e uma brisa revigorante, a cidade de São José celebrou em 19 de março mais um ano de história e progresso, não apenas com festividades, mas também com um gesto de solidariedade e comprometimento comunitário. Os voluntários da Escola de Filosofia Nova Acrópole de São José-SC uniram-se a programação de aniversário promovida pela Prefeitura de São José e presentearem a cidade com uma contribuição especial: uma sessão de atividade física aberta ao público, seguida por um mutirão de limpeza da praia.
“Uma escola de filosofia procura cultivar um ambiente de fraternidade, onde possamos promover o que Platão ensina como o bem comum. E participar ativamente de atividades em comunidade faz parte desse bem comum”, expressou o professor Rafael Engel.
Ele enfatizou ainda que para uma escola de filosofia, desenvolver virtudes implica em poder colocá-las a serviço dos demais. “Também nos ensina a filosofia, através de Confúcio e outros sábios, que a melhor maneira de ser feliz é poder colaborar com a felicidade dos demais. E ações de esporte e limpeza são formas de colocar essa ideia em prática”, acrescentou.
A comerciante aposentada, Mariete Kostolowicz, elogiou a iniciativa da Nova Acrópole em participar da atividade, destacando a importância de preservar a natureza e engajar-se ativamente na comunidade. “Todo ser humano deveria se envolver em alguma forma de ação como esta e ser parte integrante da comunidade. Já que recebemos tudo limpo da natureza, nada mais justo do que devolver limpo também”, afirmou.
Para Natália Capistrano, terapeuta e voluntária da Nova Acrópole, iniciativas como essa aproximam a escola da comunidade e demonstram de maneira prática como viver os ensinamentos filosóficos no cotidiano. “Sinto-me muito realizada, pois é uma maneira de colocar em prática o que aprendemos na escola. Sinto-me parte de algo importante e isso me traz muita satisfação”, compartilhou.
Martina Kostolowicz, administradora, astróloga e voluntária da Nova Acrópole, enfatizou a importância de reconectar-se com a natureza e a comunidade. “Foi uma honra receber o convite para participar desta ação em comemoração ao aniversário da cidade. Poder contribuir com uma oferenda que não se restringe à comunidade, mas à natureza, me faz sentir mais íntegra e mais integrada, pertencente e em harmonia com o todo que tão bem nos acolhe. Sinto que grande parte da sociedade esquece que nós, seres humanos, integramos a natureza, o que a leva a ficar mais relapsa, negligente e imprudente com o cuidado do meio ambiente”, destacou.
Ao final do dia, enquanto a cidade era refrescada por uma chuva reconfortante, a gratidão preenchia os corações dos voluntários.
“Uma ação tão singela como essa, de fazer a limpeza da praia, já nos promove uma reconexão com o que somos enquanto coletivo. Não importa que ainda sejamos poucos, vale lembrar e compreender que cada um desperta no seu momento, mas que, ao despertarmos, aplicamos a vontade e a ação em toda a oportunidade”, refletiu Martina.
Além desta ação de voluntariado, a Nova Acrópole São José também ofereceu, como parte das comemorações, uma palestra aberta ao público com o tema “O simbolismo oculto das cidades”, abordando reflexões interessantes sobre os símbolos do município e suas relações com os seres humanos.
Após a palestra, convidamos aos presentes para prestigiar a declamação do Hino da Cidade, seguido dos parabéns a cidade de São José, demarcando assim o compromisso da Nova Acrópole de seguir promovendo ações para o desenvolvimento humano e coletivo, convidando a todos para participarem de suas atividades e cursos, visando uma vida com maior integração consigo mesmo, com os demais e com toda a natureza.