Olhares femininos na filosofia

Por Rio Grande do Sul - São Leopoldo

Ao longo da história, um grande número de mulheres se dedicou ao pensamento filosófico, incentivando a aplicação de suas teorias à vida diária. Dessa forma, adquiriram o respeito e o reconhecimento em sua época, ou mesmo em épocas posteriores, por sua contribuição na sociedade.

No dia 8 de março – referenciado como Dia Internacional da Mulher – a sede de São Leopoldo da Nova Acrópole prestou sua homenagem resgatando o trabalho de sete personalidades femininas, através da palestra “Mulheres na Filosofia”.

O encontro coordenado pelas instrutoras Simone Palmeiro e Amanda Backes Kauer rememorou as obras de:

Além de refletir sobre o contexto cultural e social em que estas sábias e valorosas mulheres atuaram, as falas também destacaram elementos atemporais que podem contribuir para os desafios da mulher de hoje, o que estimulou o diálogo entre os participantes.

No final do encontro, Marcos Vinícius de Vargas, presente pela primeira vez na sede leopoldense, agradeceu a experiência, enfatizando que “fazia muito tempo que não participava de um diálogo tão agradável, conversando sobre ideias tão elevadas.”