
“Um projeto de vida é fruto do resultado da estratégia do pensamento.”
Esta frase do professor e fundador da Nova Acrópole no Brasil, Michel Echenique, deu a tônica das aulas abertas sobre Planejamento e Estratégia de Vida.
O tema, apresentado pela professora Eve Melo, despertou grande interesse dos participantes, nos dias 5 e 18 de fevereiro, na unidade São Leopoldo da Nova Acrópole.
A palestrante caracterizou Planejamento como saber lidar com o tempo das coisas, o que necessariamente envolve preparação, organização e estruturação.
“E, para que o plano tome forma será necessário uma estratégia, ou seja, traçar um caminho a ser percorrido. Mas, para percorrer este caminho há que definir uma tática, um conjunto de ações, levando em conta os objetivos e metas determinadas (a finalidade, onde quero chegar)”, definiu.


Ferramentas filosóficas
Vida é movimento, com finalidade e direção própria. As experiências adquiridas nos ajudarão, mas como sermos mais estratégicos?
Segundo Eve, é a Filosofia que nos dará as ferramentas, pois o ter será consequência do trabalho que fizermos com o nosso ser.
Ela abordou detalhadamente os princípios do pensamento estratégico e as técnicas sugeridas para o seu desenvolvimento.





Descobrir quem se é
Todo o Projeto de Vida terá, necessariamente, como objetivo central:
Descobrir quem se é;
Qualificar cada momento, dando sentido ao caminho percorrido;
Cultivar a disciplina, que servirá como base sólida para sustentá-lo;
Manter a motivação, para enfrentar desafios, superar dificuldades e avançar em cada etapa.
Eve finalizou a aula aberta com dicas específicas para o planejamento, entusiasmando o público presente.
