Renovando seu compromisso com uma vida sustentável e em harmonia com a natureza, voluntários da comunidade atenderam ao convite da sede São Leopoldo da Organização Internacional Nova Acrópole para aprender a construir uma composteira que possa ficar dentro de casa ou apartamento, em cima da pia.
O encontro fez parte do Projeto “Seja Voluntário por um dia” e aconteceu na manhã de sábado, 4 de junho. Na oportunidade, a voluntária Andréa Aldabó apresentou o movimento filosófico Nova Acrópole, que existe há 64 anos, e está presente atualmente em 60 países estimulando o melhor do ser humano através da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.
Andréa falou também sobre as experiências transformadoras das ações de voluntariado – tanto para quem participa, quanto para o beneficiado – que vêm sendo empreendidas pela Instituição e, por fim, destacou importância do encontro, que acontece dentro da Semana do Meio Ambiente.
Uma Prática Sustentável
O voluntário Luciano Marques Ferreira deu início ao tema da compostagem, discorrendo sobre o impacto positivo da destinação correta dos resíduos domésticos. Ele lembrou da dificuldade em se produzir alimentos orgânicos em função do alto custo e que, dentro do contexto atual, a compostagem se torna uma alternativa econômica e uma prática sustentável, já que daremos uma nova vida para aquele resíduo, que de poluente se transforma em nutriente e, dessa forma, poderá ser utilizado em vasos, jardins e hortas.
Também foi falado sobre a variedade de composteiras, que podem ser utilizadas conforme as necessidades de cada usuário e, especialmente, sobre o tipo que pode se adaptar a qualquer ambiente, inclusive em apartamentos, que é a composteira de pia.
Na sequência, Luciano orientou os participantes na construção da composteira, complementando com informações sobre os resíduos permitidos e os não permitidos para que se cumpra corretamente seu objetivo. Além de estimular a consciência de estar fazendo a sua parte no quesito ambiental, o encontro propiciou integração entre os participantes, além da oportunidade de trabalhar a cortesia e a convivência.
A atividade realizada está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030 propostos pela Organização das Nações unidas (ONU), apoiando e cumprindo com o ODS #3, de Saúde e Bem-Estar, o ODS #12 de Consumo e Produção Responsáveis e o ODS #15 de Proteger a Vida Terrestre.