As unidades Savassi e Belo Horizonte da Escola do Esporte com o Coração da Nova Acrópole promoveram, ao longo de outubro e novembro, o Circuito Primaveril Pierre de Coubertin. Ao todo, 64 atletas se desafiaram a participar do evento, competindo em uma ou mais das cinco modalidades: tênis de mesa, xadrez, corrida, caminhada, vôlei e declamação de poesias. O evento foi aberto a todos que quisessem participar e não havia pré-requisitos ou a necessidade de estar treinando regularmente para se inscrever.
O circuito esportivo foi rico em atividades: iniciou em 19 de outubro na Nova Acrópole Savassi, com o tênis de mesa. No dia seguinte, houve um torneio de xadrez no mesmo local. Posteriormente, no dia 9 de novembro pela manhã, aconteceram a caminhada e a corrida de 5 km nos entornos da lagoa da Pampulha. Neste mesmo dia, durante a tarde, monitores da Escola do Esporte com o Coração que estiveram este ano em Olímpia, na Grécia, numa atividade que reuniu monitores de vários países da Nova Acrópole, ministraram uma palestra sobre o tema: “Espírito Olímpico: o que podemos aprender com a experiência olímpica grega?”. A noite seguiu com um momento de declamação de poesias e confraternização. O encerramento do circuito esportivo foi realizado no dia 10 de novembro à tarde, com o torneio de voleibol. Os 27 atletas inscritos no vôlei foram alocados em quatro equipes, que levaram os nomes: Bondade, Beleza, Justiça e Verdade. Os vencedores de cada uma das modalidades disputadas foram premiados com livros.
Marcelo Teotônio, atleta que competiu no tênis de mesa, corrida, xadrez, e foi vencedor da declamação de poesias, compartilhou: “Foi uma experiência bem interessante: pudemos tomar conhecimento do verdadeiro sentido dos jogos olímpicos, um grande resgate da ideia de Pierre de Coubertin, que visa levar o homem ao seu mais alto estado de consciência através do esporte e faz com que busque superar a si mesmo e se tornar cada vez mais consciente, melhor e mais humano. Foi um resgate de valores e um privilégio poder ter participado dessa vivência tão intensa em termos de autoconhecimento, de convivência e de cortesia. Sempre que puder, eu estarei presente!”.
Alisson Bragança relatou sua percepção do evento: “Participar do Circuito Pierre de Coubertin no xadrez e voleibol foi emocionante e vivificante! Para mim, fora as Olimpíadas nacionais e estaduais acropolitanas, este circuito é o evento mais importante da Escola do Esporte com o Coração da Nova Acrópole, visto que estimula a verdadeira amizade, a união e o espírito esportivo nas nossas vidas. Parabéns aos organizadores e a todos participantes, que contribuíram para que a chispa olímpica de Coubertin mantenha-se sempre acesa na Terra!”
Raíssa Aguiar, atleta da corrida, tênis de mesa, árbitra do vôlei e monitora da Escola do Esporte com o Coração, disse: “É um privilégio participar deste evento, seja na organização, como juíza ou como atleta. Todos oferecem momentos desafiadores e ricos, propícios a grandes aprendizados. Buscando Areté [virtude] e colhendo Niké [a verdadeira vitória].”
A Escola do Esporte com o Coração da Nova Acrópole tem como princípios: canalizar vocações, desenvolver valores e gerar saúde. O esporte é uma potente ferramenta para desenvolver esses princípios. Aprender a lidar com as emoções e impulsos que surgem durante um campeonato esportivo potencializa o crescimento humano e facilita a aplicação desses conhecimentos adquiridos fora de um contexto esportivo. O Circuito Primaveril Pierre de Coubertin tem também o intuito de trazer alguns dos princípios olímpicos, resgatados por Pierre de Coubertin (fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna). Atualmente em Belo Horizonte, a Escola do Esporte com o Coração promove treinos regulares abertos de algumas das modalidades ocorridas no Circuito (o vôlei, a corrida, a caminhada e o xadrez), como proposta de desenvolvimento humano e de educação inclusiva.
O evento realizado alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #3, que objetiva a promoção de saúde e bem estar, e ao ODS #4, que prevê a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.