No dia 13 de dezembro de 2024, a Nova Acrópole Savassi visitou pela terceira vez a Creche Comunitária da Vila Piratininga, que atende crianças de zero a quatro anos, na região do Barreiro. Dessa vez, a atividade foi feita em comemoração ao natal.
Foram levados presentes para cada uma das 157 crianças atendidas pela Creche, além de cata-ventos coloridos. Os mimos foram comprados com recursos doados pelos alunos da escola de filosofia e os cata-ventos produzidos pelos voluntários.
Inicialmente, os estudantes da Nova Acrópole visitaram algumas das salas da creche, aproveitando a oportunidade para interagir mais de perto e dialogar com as crianças. Posteriormente, foi apresentada uma peça inspirada na atemporal obra de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, pelo grupo teatral amador Dionísio, composto pelos alunos da unidade Savassi. Para finalizar, as crianças e adultos compartilharam alguns momentos brincando com os cata-ventos e explorando um pouco mais o figurino e elementos visuais utilizados na peça.
Fabíola Tostes, integrante do grupo de teatro, relatou: “Foi grande a satisfação em assistir as crianças da creche Vila Piratininga envolvidas com a apresentação do teatro O Pequeno Príncipe. À maneira delas, puderam interagir com todos os personagens que entravam em cena. Comovente, também, foi o carinho das crianças ao abraçar os voluntários ao final da apresentação. Mais uma experiência edificante que vivenciamos por fazer parte da Nova Acrópole”.
Marcelo Teotônio, responsável pela atividade, comentou: “Foi uma ação muito enriquecedora para os participantes, em que pudemos apresentar uma adaptação de O Pequeno Príncipe. Mesmo que sejam crianças muito novas que, em tese, não entendem bem a mensagem da peça, tenho certeza que sementes de uma ideia mais elevada foram plantadas nesses pequeninos e, um dia, com certeza, desabrocharão e trarão frutos, e isso é muito válido! São crianças muito carinhosas e tivemos a oportunidade de estar juntos, nos aproximando da ideia de fraternidade universal que tanto buscamos”.
Ana Lúcia Libanio, voluntária da Nova Acrópole, participou da ação e compartilhou: “Nunca vi tantos bebês juntos! O teatro com a peça O pequeno Príncipe foi linda: a apresentação de cada ator, o figurino, a maquiagem, a paciência, o apoio técnico. Pessoas como eu, que não estavam na peça nem no apoio técnico, ficamos ajudando a cuidar dos pequenos. Algo que achava já ter perdido a prática: meu filho tem 23 anos, mas me sai bem! Foi uma experiência significativa, cada criança reagindo de um jeito, algumas querendo colo, outras mais independentes. O trabalho das profissionais da creche, ao que parece, é muito bom. Foi construtivo participar, observar, e me observar.”
Maria Lupes de Souza Reis, Coordenadora Geral da Creche, comentou sobre a atividade: “Tivemos uma manhã encantadora e especial com os voluntários da Nova Acrópole Savassi. Nossas crianças tiveram o prazer de desfrutar desta apresentação tão linda e que sabemos que foi preparada com muito carinho para eles. O grupo foi bastante acolhedor e carinhoso com nossas crianças, dando colo, carinho, afeto e muito amor. Cada detalhe é de suma importância e deixa marcas especiais em nossas crianças. Foi notória a satisfação de ambas as partes em participar deste momento. Além disso, foi nítida a felicidade no rosto de cada criança em receber um presente de natal, pois sabemos que a maioria, muitas vezes, não pode ser presenteada pela família, por questões de vulnerabilidades. Portanto, agradecemos tamanha atenção e cuidado com nossa instituição e crianças e gostaríamos de reforçar que as portas sempre estarão abertas para recebê-los e continuarmos essa linda parceria”.
A atividade realizada se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda da ONU para 2030, mais especificamente com a ODS#10, que trata da redução das desigualdades, e com a ODS#4 que visa promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.