Nova Acrópole Savassi promove caminhada no Parque dos Mangabeiras

Por Minas Gerais - Belo Horizonte - Savassi

No dia 15 de novembro pela manhã, foi promovida pela Nova Acrópole Savassi uma caminhada no Parque dos Mangabeiras. Ao todo, 39 pessoas participaram da atividade, que foi gratuita, aberta a alunos, amigos e familiares e sem restrições de idade.

Antes de iniciar a trilha, os presentes se reuniram em uma roda, para realizar alguns exercícios de aquecimento e receber algumas orientações de segurança. Ao final deste primeiro momento, como inspiração, foi distribuído um pequeno pergaminho com os dizeres da professora Delia Steinberg Guzmán: “A atenção é uma demonstração de cortesia, de respeito. Somente o que caminha pela vida com os olhos da alma bem abertos, sabe relacionar-se com todos os seres vivos, sejam pedras, plantas, animais, estrelas, homens, deuses… E sabe demonstrar essa saudável cortesia, que não é fruto de um frio formalismo, senão a reação natural do Ser em presença de outros Seres”.

O percurso da trilha foi de aproximadamente 4 km, nível fácil, com uma parada no Mirante do Mangabeiras para contemplação da cidade de Belo Horizonte vista do alto. O dia estava nublado e com uma leve garoa, o que se tornou um convite aos participantes a adotarem uma postura de introspecção e terem mais uma forma de contato com a natureza. Ao final da trilha, todos se reuniram novamente no mesmo ponto de partida para uma reflexão final e para compartilharem as experiências que vivenciaram ao longo do caminho. Para encerrar, foi oferecido um lanche compartilhado no parque.

Eliana Rodrigues, aluna da Nova Acrópole Savassi que participou da trilha, comentou: “A caminhada no Parque das Mangabeiras foi uma extraordinária oportunidade de conexão com as variadas fontes de belezas naturais! A chuva serena foi um refresco na pele! Delicados momentos de silêncio, reflexões, poesia, lanches deliciosos, uma grande união!”

Cândido Souza, um dos organizadores da atividade, disse: “A caminhada no Parque Mangabeiras me permitiu refletir sobre a importância da vontade e da ação diante das adversidades. Não simplesmente desistir, mas encarar cada desafio como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Mesmo com o tempo chuvoso, realizamos uma caminhada que nos proporcionou uma sensação de unidade. Tivemos a chance de olhar para a natureza sob uma nova perspectiva: a chuva, as nuvens e a mata molhada nos mostraram elementos diferentes dos que estamos acostumados em nossa rotina diária. A conexão com a natureza foi um sentimento marcante para mim nessa caminhada, reforçando o quanto somos parte dela. Percebi ao final da trilha um sentimento de pertencimento e de alegria de todos.”

Luiz Fernando, aluno da Nova Acrópole Savassi, acrescentou: “O passeio no Parque das Mangabeiras foi mais uma vivência para meu ‘cofre de ouro’. Foi uma ótima oportunidade para aprendermos a lidar com os imprevistos. O passeio nos possibilitou enxergar a beleza mesmo em um dia de chuva e cada participante pôde exercitar a força de vontade para estar ali naquele momento. Pudemos compartilhar bons momentos de convivência e de generosidade. Acredito que acessamos o ponto alto do mirante não apenas fisicamente, mas também dentro de cada um de nós!”

No fechamento da trilha, foi novamente citada a professora Delia Steinberg Guzmán: “Quando entramos em contato com a Natureza, produz-se esse prodígio: na falta de palavras, brotam ideias, novas e antigas, que se agregam milhares de vezes ao coração de quem sente que, para além de todas as mudanças no mundo, na Terra que nos acolhe, a Natureza sempre foi, e sempre será”.

O evento realizado alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU), mais especificamente ao ODS#3, que objetiva a promoção de saúde e bem estar.