A Nova Acrópole Savassi ofereceu a seus alunos, no início de dezembro, uma inspiradora palestra ministrada pelo professor José Carlos Possas, sobre “O caminho do herói e suas escolhas”.
Dentre os pontos citados na palestra, ressaltou-se que o herói tem uma dupla natureza, divina e humana, e que coloca em jogo a Vontade, o Amor e a Inteligência para se colocar a serviço da humanidade, em nome de tudo o que é sagrado e em benefício de todos os que necessitam.
A palavra herói vem de Eros, Deus grego do amor; portanto, o herói é filho do amor. O herói ama a Justiça e busca encontrá-la de todas as formas para que ela reine entre os homens. E, porque é justo, aplicando a justiça consigo mesmo, é que se atreve a propô-la aos outros; já a experimentou em si mesmo e tem reserva moral para assim agir. Se justiça é dar a cada um o que lhe corresponde segundo seus atos e sua natureza, o herói deve conhecer tanto as leis da natureza quanto as diferentes naturezas humanas. Nunca sucumbe às brumas da cólera porque sua ação não é para si mesmo. Muitas vezes admira o seu inimigo, ainda que precise duelar com ele em campos de batalha contrários.
A aluna Lorena Amaral, que assistiu à palestra, ponderou que a sagrada saga do herói incentiva o autoconhecimento e a colocar em prática, em nosso cotidiano, ações que visem o bem estar coletivo. Inspirados pela jornada, compreendemos melhor as provas do cotidiano como caminho evolutivo necessário e comum a todos, e que, com disciplina, esforço, amor e vontade, podemos colocar em andamento os objetivos de tornarmo-nos seres humanos melhores.
A aluna Sara Borigato, completou: “A palestra trouxe a reflexão que em alguma medida todos podemos ser heróis, todos contamos com alguma façanha que enaltece a nossa vida, todos temos alguma virtude e todos podemos vencer pequenas batalhas diárias, ao buscar sempre o que é justo. Foi realmente empoderador pensar que nossa jornada na vida pode se assemelhar muito à jornada do herói, se encararmos desta maneira e enfrentarmos os desafios com coragem”.
A atividade alinha-se aos objetivos da Agenda para 2030, proposta pela ONU, mais especificamente ao ODS#4 que objetiva promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Ao final da palestra, os alunos fizeram uma surpresa em comemoração ao aniversário do professor José Carlos Possas.