Dando continuidade à celebração da Semana da Filosofia de 2023, as unidades Belo Horizonte e Savassi, da Organização Internacional Nova Acrópole, promoveram uma manhã repleta de atividades ao ar livre, no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado no centro de Belo Horizonte.
Aproveitando a paisagem da primavera, a programação contou com o plantio de azaleias, a Roda das Virtudes, palestras e demonstrações de Artes Marciais, visita a exposição de fotografias e ação de difusão. Além disso, entregou-se à administração do Parque Municipal placas destinadas à Praça dos Fundadores, contendo os nomes dos fundadores da cidade de Belo Horizonte.
A aluna Raíssa Aguiar compartilhou suas reflexões sobre a ação, dizendo: “Participar de eventos na Nova Acrópole é um privilégio. As palestras e as apresentações de artes marciais foram o ponto auge pra mim: o Tai Chi Chuan como forma de tratamento pela medicina tradicional chinesa; o IAI DO, uma técnica japonesa de manejo de espada em que a concentração, a harmonia e a beleza exaltam a prática. E melhor ainda: o evento foi realizado integrado às árvores do Parque Municipal de BH!”.
Marília Ferreira Gomes, que também participou do evento, relatou que a Semana da Filosofia foi um evento ímpar, levando a Nova Acrópole para fora dos espaços institucionais e oferecendo conhecimento, reflexões, cuidado e beleza para Belo Horizonte e sua população. Segundo a aluna, “foi transformador estar no Parque Municipal não apenas como frequentadora, mas como um agente atuante nesse espaço coletivo da cidade. E foi muito bonito observar como a filosofia e a beleza trazida nas atividades impactaram os participantes”.
O evento teve por objetivo celebrar a filosofia promovendo a reflexão e o diálogo em torno do tema “Filosofia em Ação”. A iniciativa alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #3, que objetiva assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; ODS #4, que objetiva assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e ao ODS #15, que propõe proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.