Com o objetivo de incentivar o desenvolvimento das habilidades de investigação de seus alunos, a Nova Acrópole Savassi, em Belo Horizonte, promoveu o VI Seminário de Monografias no mês de novembro.
Previamente, os interessados tiveram a oportunidade de participar de uma oficina sobre a elaboração de monografias e técnicas de apresentação oral de forma clara e objetiva.
Na etapa de divulgação das pesquisas, houve oito trabalhos inscritos para apresentação, com os seguintes temas:
- A importância da beleza cotidiana;
- A frustração como ferramenta para a evolução espiritual;
- Alinhamento postural e elevação da consciência;
- Assim na Terra como no Céu: um estudo filosófico sobre a Astroteologia;
- Música da Vida: elementos musicais como chave para uma vida mais harmoniosa;
- O Mistério da Vontade: desobstruindo os caminhos internos para a plena manifestação dessa força da natureza;
- O sentimento de aversão pelo trabalho: justa repulsa, amor ou simplesmente Hera?;
- 12 regras para o bem viver, 12 armas da batalha espiritual e 12 condições do amante: um modo de viver segundo Pico Della Mirandola.
O participante Luka Milanovic compartilhou suas reflexões sobre o evento, afirmando: “O nosso dia a dia tem muito para nos ensinar. É um ato de generosidade conosco e com os demais aproveitar a oportunidade de investigar algum dos aspectos da vida que nos tange, vivê-lo de forma mais consciente e plena, e compartilhar aquilo que descobrimos no processo. É uma experiência enriquecedora que contextualiza os eventos e percepções, nos aproximando à noção de que a Verdade é una e que todas as verdades convergem à ela”.
Leila Leydiane, que também se apresentou no Seminário, assim afirmou: “Participar do Seminário de Monografias de 2023 foi uma superação interna. Há 3 anos eu gostaria de ter participado, mas não tinha colocado isso como uma prioridade no meu ano. Ter participado agora foi transformador e me fez refletir sobre muitos aspectos da minha vida. Com certeza participarei nos próximos anos!”.
A atividade alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #4, que objetiva assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.