Voluntários da unidade Savassi da Nova Acrópole desenvolveram um trabalho de recolhimento de peças de vestuário para crianças, adultos e de roupas de cama, durante os meses de outubro e novembro de 2024. O material arrecadado foi ofertado à DREMINAS – uma organização sem fins lucrativos com foco no tratamento dos portadores de doença falciforme. Foram arrecadadas quase 500 peças de roupas masculinas, femininas e infantis; 40 peças de roupas de cama, além de outros itens de uso pessoal e brinquedos.
O principal objetivo da DREMINAS é contribuir para a redução da mortalidade por doença falciforme no Brasil. A doença é caracterizada por um grupo de distúrbios hereditários em que as células vermelhas do sangue morrem prematuramente causando anemia; além disso, as células alteradas podem obstruir o fluxo sanguíneo aos órgãos, causando muitos episódios de dor no indivíduo. A doença não tem cura e pode comprometer a pessoa ao longo de toda sua vida, uma vez que as crises álgicas provocam faltas escolares, absenteísmo ao trabalho, além de repercussões emocionais e mentais nos portadores.
Um dos objetivos do trabalho voluntário da Nova Acrópole é atender às diferentes necessidades de comunidades mais vulneráveis, em um trabalho de profundo respeito aos indivíduos atendidos. Nos projetos que envolvem doação de itens usados, são distribuídas apenas peças em bom estado de conservação e higienizadas antes da entrega.
Segundo a voluntária Sayonara Portugal, que já participou de várias atividades de voluntariado na Nova Acrópole Savassi, a entrega dos itens arrecadados à DREMINAS provocou-lhe profunda emoção, ao se encontrar com várias crianças portadoras dessa grave doença crônica, o que lhe provocou muitas reflexões sobre sua própria vida e valores.
A ação realizada está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidades (ONU), mais especificamente com o ODS#1, que objetiva erradicar a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares e ao ODS #10, que objetiva reduzir as desigualdades.