
O Café Filosófico em Montes Claros celebrou o Dia Mundial da Filosofia no dia 21 de novembro. Além disso, a UNESCO instituiu essa data em 2005. Na ocasião, o público assistiu a uma transmissão ao vivo pelo YouTube. Tratava-se da palestra “À Unidade pela Dignidade: como a Filosofia pode unir os seres humanos”. Quem a ministrou foi a professora Luzia Helena de Oliveira Echenique, diretora da Nova Acrópole Brasil – Área Sul.
A convite da empresária Wiviany Freitas, a Nova Acrópole realizou uma parceria para levar a transmissão à cidade de Montes Claros/MG. Assim, o evento, chamado “Café Filosófico”, aconteceu no auditório do Museu Regional do Norte de Minas. A Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros) administra esse museu. Além disso, as empresas AtivaMente e Espaço Despertar Ananda apoiaram a organização e a divulgação.
Roda de conversa no Café Filosófico em Montes Claros
O evento foi gratuito e aberto ao público, com a presença de 35 pessoas. Em seguida, após a transmissão, os participantes formaram uma roda de conversa. Dessa forma, dialogaram sobre os temas abordados durante a palestra.
Nesse sentido, Wiviany Freitas, que organizou a atividade no espaço do Museu Regional, relatou:
“A parceria com a Nova Acrópole abriu a oportunidade para falarmos de filosofia, refletir e revisar valores e princípios humanos fundamentais como fraternidade, generosidade, dignidade, verdade, união, respeito, tolerância. Aprendi nesta noite que a convivência é uma arte de viver juntos e deixar viver. Como posso ser feliz se eu deixar alguém infeliz? A sociedade precisa caminhar para abrir esses espaços de falas e trocas, foi incrível!”.
Parceria e Unidade para além das diferenças
Por sua vez, Barbara Yuri, responsável pelas Relações Institucionais da Nova Acrópole Brasil – Área Sul, ressalta:
“Esta experiência de parceria foi uma comprovação de que podemos colaborar ativamente com diversas instituições e pessoas do nosso entorno e reconhecer, valorizar e promover a Unidade para além das diferenças e distâncias, quando estamos conectados através de uma mesma ideia”.
Por fim, a Organização Internacional Nova Acrópole escolheu um lema para celebrar o Dia Mundial da Filosofia. Esse lema foi “A busca da Unidade para além das diferenças”. Assim, promoveu diálogos, palestras, exposições, painéis e eventos diversos nos mais de 50 países em que atua.









Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Portanto, o Café Filosófico relaciona-se ao ODS 4 – Educação de Qualidade, pois levou reflexão filosófica gratuita ao público. Além disso, dialoga com o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, já que nasceu de uma parceria com instituições e empresas locais.