Nova Acrópole de Sorocaba/SP realizou palestras abertas ao público

Por São Paulo - Sorocaba

A palestra apresentada no dia 24 de agosto foi ministrada pelo instrutor Isael Ghnó, e o tema foi “O sentido da beleza e seu valor para o ser humano”. Foi explanado sobre a natureza como expressão harmônica da beleza e a busca do homem pelo belo, que é tão antiga quanto a própria humanidade.

A reflexão proposta foi sobre buscarmos a harmonia na própria vida e podermos descobrir a beleza em todas as coisas. E para tal, a relação que há entre a harmonia, a beleza e a realização do ser humano e de como a ideia da beleza pode ser uma ferramenta para elevar a consciência.

Ao final, a participante Mayka Andréa Ribeiro relatou: “Uma das coisas que foram ditas na palestra é que a beleza desperta nossos melhores sentimentos e foram dados exemplos de coisas que expressam beleza, como uma apresentação de balé, uma orquestra sinfônica, uma mesa posta, porque foram executadas considerando proporção, harmonia entre os elementos.” E continua: “Há alguns dias atrás eu vi uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça e me emocionei bastante. Hoje, eu relacionei uma coisa à outra, lembrei do sincronismo, do distanciamento tão correto dos aviões, da perfeição dos movimentos, constatei que naquele dia foi a beleza o que me tocou e emocionou.”

No dia 31 de agosto, a palestra apresentada sob o tema “A natureza humana”, foi ministrada pela instrutora Lucimara Lima, e trouxe o conteúdo: “Quando pensamos em natureza, falamos das plantas, dos animais, do céu, da terra, dos astros…, e nos esquecemos de falar da natureza humana. Perdemos a relação com o Universo e nos sentimos à parte de toda essa inteligência universal. É necessário a construção de um caminho que leve o ser humano a integrar-se com sua própria natureza. A arte de viver os valores humanos reflete a beleza e a harmonia com a leis da natureza. Um encontro com as coisas boas, justas e belas que rodeiam os seres humanos.”

Após o término, Lucimara comentou que o que mais obteve dos participantes foram comentários que lastimavam o fato de não recebermos esses ensinamentos sobre nossa constituição humana e sobre a necessidade do desenvolvimento interior, para não vivermos apenas para a personalidade, e como faria uma enorme diferença em nosso desenvolvimento se os recebêssemos desde crianças. Também sobre o pouco que conhecemos do aspecto mais elevado de natureza humana, a tríade, ou de maneira mais genérica, a Alma, e que é compreendido por quase todos como algo que podemos desenvolver e vivenciar apenas se estivermos vinculados a uma instituição religiosa, o que demonstra que não conhecemos também este aspecto de religião, ou religare, como algo próprio da nossa natureza e possível à todos.

Depoimento feito pela participante Eliane Mazzuia: “Esta palestra foi muito importante para nos fazer lembrar do nosso caminho para a unicidade e da conexão com o todo. E é muito importante sermos relembrados, porque só assim nossa experiência terrena faz sentido. Também constatei que nós temos buscado compreender a tríade de nossa constituição septenária de forma muito racional, mas que não é assim que a alcançaremos. Precisamos elevar nossa consciência para começarmos a ter uma experiência mais verdadeira com ela e também, termos uma constatação de sua existência em nossa vida de forma prática. Tenho revisto muitas coisas em minha vida, principalmente da necessidade do meu desenvolvimento interior, porque o caminho dessa jornada de reconexão, começa com a conexão com a minha própria humanidade, para daí eu conseguir me conectar com toda a Humanidade.”

A Nova Acrópole é uma organização Internacional que busca no estudo da Filosofia os aportes que enriqueçam a existência humana através do humanismo e da sabedoria.