Nova Acrópole Sorocaba desenvolve ação de plantio junto à Secretaria do Meio Ambiente da cidade

Por São Paulo - Sorocaba

Numa ação conjunta com a Secretaria do Meio Ambiente, a Nova Acrópole Sorocaba realizou no dia 3 de junho, um plantio de mudas no Parque Vitória Régia. Com a colaboração de 25 voluntários, foram plantadas 30 mudas de árvores nativas, entre elas Dedaleiro, Gruximana, Ipê Branco, Quaresmeira, Guanandi, Uvaia, Sibipiruna, Araçá e Jerivá, contribuindo com a preservação e sustentabilidade ambiental.

As atividades realizadas buscaram resgatar o valor da integração do ser humano com a natureza, primeiramente nos relembrando que nós fazemos parte dela e gerando condições para nos conectar com nossa natureza interna, nos conhecendo melhor para também compreender a importância de cuidar, preservar e renovar a natureza externa.

Avalia-se que a ação do voluntariado junto ao meio ambiente é muito importante como oportunidade de ser desenvolvido na prática aquilo que é ensinado em sala de aula, e para que se possa constatar o valor do trabalho em grupo, já que a união amplia consideravelmente a capacidade de realizar aquilo que é necessário para o bem de todos, inclusive do planeta. Além disso, os vínculos de amizade filosófica tornam-se cada vez mais fortalecidos, assim como tornam-se mais fortalecidos os vínculos de amor com a natureza que nos cerca, fazendo-nos relembrar que somos todos responsáveis uns pelos outros e que nossas ações determinam o futuro de todos.

Jaqueline Machado Silva, uma das voluntárias presente, relata sua experiência: “Participar do plantio de mudas foi enriquecedor. Tive a oportunidade de plantar uma árvore que era algo que nunca tinha feito antes. Aprendi a importância do plantio de uma muda em um solo preparado com adubo e que algumas mudas precisam de um apoio para crescer. Refletindo sobre isso, vejo quão importante é sermos o solo fértil para as boas coisas que aprendemos aqui na Nova Acrópole, cada virtude que trabalhamos pode ser comparada com uma muda, que em solo fértil vai prosperar. Aqui também temos o apoio necessário dos companheiros para que possamos crescer humanamente”.

“Exercer a atenção voluntária para uma atividade ambiental é gratificante, para acalmar e lubrificar o coração com o amor da flora, visando nossa continuidade, nos eternizando de uma forma natural. É uma forma de viver para sempre. Plantar árvores é plantar o futuro!”, diz Anthony Alexander Tomaso Nunes Alves.

E para Ruy Queiroz: “Há muitos anos estive neste mesmo local com outras pessoas, também em um mutirão e plantamos muitas mudas, aqui era um descampado. Por isso tive uma gratidão imensa por retornar e ver as árvores que agora existem, saber que participei daquele momento no passado e hoje, ter a oportunidade de plantar novas árvores”.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 junho, data esta estabelecida pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, na Suécia em 1972. No Brasil, o governo instituiu a Semana do Meio Ambiente pelo Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981.

Todas as atuações em prol da Semana do Meio Ambiente em Nova Acrópole buscam promover a integração do ser humano com nosso planeta Terra, corroborando para o objetivo #15 do ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) de Vida terrestre da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.