Como parte da Semana de Filosofia, a Nova Acropole SP Zona Oeste trouxe o tema “Oratória, a arte da bela expressão” com o professor Rafael Sanábio, em uma palestra que aconteceu na segunda-feira, dia 13 de novembro.
Foram levantadas ideias práticas sobre como falar de modo mais claro, belo e organizado. Discutiu-se sobre a moral do orador que, comprometido com a busca constante da Verdade, esforça-se para vivê-la e transmiti-la de forma fraterna e generosa. E, por fim, refletiu-se sobre a importância de saber ouvir para saber se expressar.
Também, no mesmo dia, ocorreu a leitura comentada do diálogo socrático Fédon, onde todos os presentes puderam refletir sobre temas atemporais do ser humano, como a vida e a morte, a beleza e as virtudes que nos acercam da nossa verdadeira natureza. Foi uma noite de muito crescimento compartilhado entre todos os participantes.
Continuando a Semana de Filosofia, a Nova Acropole SP Zona Oeste trouxe o tema “A Arte da Memória” na terça-feira, dia 14, com o professor Lucas Penna. Nesse dia, foi possível constatar que, sem uma memória treinada, perdemos não só a efetividade nas funções burocráticas do dia a dia, mas também perdemos o meio de nos lembrar de quem somos. “Sem saber quem somos, nossa principal bússola, aquela que orienta nossas atitudes e decisões, estará inutilizada. E, assim, sobrará a ansiedade da indecisão quase permanente”, comentou.
Nesse dia, foi possível refletir como a memória se processa, o que é preciso para desenvolvê-la, e como treinar as habilidades que a potencializam. Tudo isso para tornar real o atributo fundamental da memória: nos manter fiel àquilo que temos de mais nobre e aos ideais que viemos concretizar.
Também aconteceu a leitura comentada da obra estoica do filósofo Sêneca A brevidade da vida, trazendo ideias de que uma vida bem vivida necessita de profundidade, muito mais do que ser extensa em tempo.
Dessa forma, foi possível experimentar como a Filosofia tem o poder de ampliar a compreensão humana, e de dar sentido a nossa caminhada.