A Organização Internacional Nova Acrópole Brasil – Área Sul, realizou no dia 21 de novembro de maneira presencial na sede de São José dos Campos/SP e transmitida ao vivo através do canal YouTube, a palestra com o tema “À Unidade pela Dignidade: como a Filosofia pode unir os seres humanos”, com a professora e diretora nacional Luzia Helena de Oliveira Echenique, em comemoração ao Dia Mundial da Filosofia.
A data, que é comemorada na terceira quinta-feira do mês de novembro, em homenagem ao aniversário do filosofo grego Sócrates, foi instituída pela Unesco no ano de 2005, pelo reconhecimento do valor da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e em cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas nos contextos pessoal, local e internacional.
No Brasil, a data também é celebrada por Nova Acrópole desde sua criação, em todas as suas unidades (atualmente 132 no país), cada ano com uma temática central, que é abordada em diálogos, palestras, exposições, apresentações artísticas, entre outros.
Neste ano de 2024, as atividades foram inauguradas em Taubaté com a palestra da professora Luzia Helena, que trouxe reflexões profundas sobre a importância do reconhecimento da dignidade humana para além das diferenças, o que pode ser alcançado por meio da convivência e da busca da Unidade.
Em sua fala, a professora ressaltou a importância de um dos princípios de Nova Acrópole, o princípio da Fraternidade, que se sustenta na dignidade sem distinção social, religiosa, de cor, de sexo ou qualquer outra: “A Fraternidade é justamente a forma mais expressiva que nós temos da Unidade”.
Traçando um eixo de reflexão que parte da unidade, ela propôs a ampliação da consciência para que todos possam obter uma visão coesa da realidade e vencer a divisão. Também chamou a atenção para elementos de separatividade, que devem ser combatidos e mostrou a importância do desenvolvimento de virtudes que nos aproximem da Unidade, como a imaginação, a inteligência, a convivência e a tolerância. Concluiu dizendo que “a dignidade é um bem precioso do ser humano. Os desafios estão aí e vão continuar, mas acima de tudo temos as ferramentas para promover a dignidade e alcançar a Unidade”.
Na unidade Nova Acrópole Taubaté, alunos e visitantes puderam assistir à palestra em transmissão ao vivo e após, participar de um diálogo sobre formas de buscar a Unidade e desenvolver a virtude da convivência por meio da superação das diferenças, encarando-as como oportunidades de autodesenvolvimento e crescimento pessoal.
Nova Acrópole é uma organização internacional dedicada a desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da prática da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.