Palestra sobre Estoicismo em auditório no Tecnopuc inspira participantes com reflexões sobre a brevidade da vida

Por Rio Grande do Sul - Porto Alegre

Um encontro de reflexão filosófica

Na última segunda-feira, 11 de agosto, o Auditório da HP, no Tecnopuc (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS), recebeu a palestra “Estoicismo: sobre a Brevidade da Vida”. O evento gerou momentos de profunda interação e troca de ideias.

A obra de Sêneca como base

O encontro teve como referência a célebre obra A Brevidade, escrita por Sêneca entre os anos 49 e 55 d.C.
Nesse sentido, destacaram-se reflexões sobre o uso do tempo, tais como:

Atualidade surpreendente do estoicismo

O público foi convidado a refletir sobre como ideias escritas há quase dois mil anos ainda mantêm grande relevância. Por outro lado, também se ressaltou que aplicar tais princípios exige disciplina e prática diária.
O mundo moderno, marcado pela pressa, distração e consumo excessivo, torna essa filosofia ainda mais necessária.

Um ambiente de diálogo e inspiração

Com participação ativa, a palestra proporcionou aprendizado e troca de experiências. Assim, ao final, muitos expressaram o desejo de aprofundar-se no estudo do estoicismo.
Cinco voluntários da Nova Acrópole Porto Alegre colaboraram para a realização do evento. Graças a esse trabalho, houve ampla interação entre público e instrutor, com perguntas e reflexões que enriqueceram o encontro.

Tecnopuc

WhatsApp