O Café com Sofia em Teresópolis pergunta: Filosofia e Ciência, é possível o diálogo? Em celebração ao Dia Mundial da Filosofia, a Nova Acrópole Teresópolis promove o encontro no sábado, 14 de novembro de 2026, às 10h.
A ciência e a filosofia buscam compreender a realidade. Mas será que seus caminhos são tão diferentes? Além disso, em que medida a investigação científica e a reflexão filosófica podem se complementar na construção do conhecimento?
Café com Sofia em Teresópolis: ciência e filosofia em diálogo
O café filosófico é dedicado a duas formas de investigação que, ao longo da história, ampliaram nossa compreensão da natureza, do ser humano e do universo. Assim, o encontro propõe refletir sobre as relações entre o pensamento científico e o filosófico.
Por isso, vamos explorar suas diferenças, seus pontos de aproximação e as perguntas que ambos procuram responder. Afinal, compreender como o mundo funciona é suficiente? Ou também precisamos perguntar sobre o sentido e a finalidade daquilo que conhecemos?
Será um espaço de diálogo e troca de ideias. Dessa forma, diferentes perspectivas vão contribuir para uma reflexão sobre o papel da ciência e da filosofia na vida contemporânea.
Informações do Café com Sofia em Teresópolis
- Data: 14 de novembro de 2026 (sábado)
- Horário: 10h
- Atividade: café filosófico – Dia Mundial da Filosofia
- Local: Nova Acrópole Teresópolis – Av. Feliciano Sodré, 420, Várzea, Teresópolis/RJ
- Entrada: franca
Atividade gratuita • Vagas limitadas • Inscrições antecipadas