-
Módulo 1
Introdução. A arte de escrever
São citados os erros frequentes cometidos por iniciantes e são apresentados os tipos de linguagem mais adequados para escrever com elegância e profundidade. São analisados vários conceitos: conteúdo e forma, tópicos na escrita e correção dos textos. Prática: Descrição de um objeto conhecido
-
Módulo 2
A linguagem na escrita criativa
São citados os erros frequentes cometidos por iniciantes e são apresentados os tipos de linguagem mais adequados para escrever com elegância e profundidade. São analisados vários conceitos: conteúdo e forma, tópicos na escrita e correção dos textos. Prática: Descrição de um personagem utilizando um objeto
-
Módulo 3
Os primeiros passos em narração
São analisadas as duas maneiras de abordar a redação de qualquer história: escrever com mapa ou com bússola. Avalia-se se é mais adequado planejar previamente uma escrita ou se deixar levar pela inspiração; aí está a diferença entre imaginação e fantasia. Também se aborda a escolha do tema, o argumento e o enredo. Por fim, é mostrado como diferentes autores resolvem o planejamento e desenvolvimento de um romance. Prática: Página de um diário
-
Módulo 4
Duas maneiras de narrar: Contar e mostrar
Neste módulo, apresenta-se a maneira de aplicar a principal regra da narrativa: mostrar o que acontece é sempre melhor do que contá-lo. Prática: Descrição de um personagem que espera
-
Módulo 5
A descrição
São expostas as técnicas utilizadas para realizar uma descrição adequada, seja de objetos, sensações, lugares, paisagens, mecanismos, ambientes e atmosferas psicológicas; por fim, também se aborda a descrição dos personagens. Descrição formal ou psicológica: prosopografia e etopeia. Personalização e uso dos cinco sentidos. Prática: O mar
-
Módulo 6
Tipos de narração: História, conto e romance
Comparam-se os diferentes gêneros literários segundo critérios atuais, e as diversas modalidades de narração (microrrelato, conto, relato breve, novela curta, novela). Prática: Selecione uma frase
-
Módulo 7
Características do conto
Neste módulo, são analisadas as características próprias do conto moderno, uma vez que se diferencia de outros tipos de relato pela intensidade que adota. Mudam também as descrições, os diálogos e a caracterização dos personagens, o uso das imagens e figuras literárias, os saltos cronológicos e o ritmo do relato. Prática: Descrição de uma casa
-
Módulo 8
A cena
Definem-se as cenas que compõem um conto e seus componentes essenciais: a ação, o cenário, os personagens e o tempo. Modo de montar as cenas para recriar um contínuo que forma o relato. Prática: A fuga
-
Módulo 9
Como criar um personagem? Tipo de personagens
Aqui são definidos os tipos de personagens: personagens principais e secundários; protagonistas, antagonistas e deuteragonistas; personagens lineares e complexos. Finalmente, aborda-se a evolução gradual dos personagens nas histórias. Prática: Descrição psicológica de um personagem.
-
Módulo 10
Caracterização de personagens
Neste módulo, aprende-se a dar estrutura e coerência aos personagens. Para isso, ensina-se a construir seu mundo físico, emocional e mental, a moldar suas inquietações, crenças e desejos profundos, definindo suas contradições e lutas internas, seus valores e defeitos, de forma que sejam verossímeis para o leitor. Como criar uma ficha prévia que defina nosso personagem. Prática: O encontro
-
Módulo 11
O narrador
Analisa-se o papel que o narrador desempenha na história e as consequências de uma boa ou má escolha de narrador para nossa narrativa. Diferentes tipos de narradores: narradores internos e externos. Prática: O homem que reencarnava
-
Módulo 12
Tipos de narrador
Este módulo aborda o desenvolvimento dos tipos de narradores internos e externos: narrador protagonista, narrador testemunha, narrador onisciente, narrador quase onisciente, narrador câmera, narrador editor. Narradores na segunda pessoa e narradores múltiplos. Prática: Uma situação marcada pelo amor
-
Módulo 13
Estilos ou discursos narrativos
São analisados os diferentes estilos ou tipos que os discursos adotam: estilo direto, estilo indireto, estilo indireto livre. Uso das observações do narrador nos diálogos. Prática: Da narração ao discurso direto e discurso indireto
-
Módulo 14
A escrita narrativa
Para dar estrutura a um texto narrativo, recorre-se à divisão tradicional em três atos: prólogos, logos e epílogos; começo, meio e fim; atualmente denominados como introdução, desenvolvimento e conclusão. A estrutura simbólica na narrativa (Vladimir Propp e a morfologia dos contos de fadas, a jornada do herói etc.). Outras estruturas possíveis: aberta, circular, espiralada, de vasos comunicantes, de caixas chinesas. Últimas considerações deste curso: o escritor comprometido. Prática: Descrição de um personagem arquetípico