A unidade da Nova Acrópole na cidade de São Caetano do Sul promoveu no dia 20 de novembro a palestra “Aristóteles e a Felicidade: caminho para a União e a Fraternidade”, com o professor José Roberto.
A atividade fez parte do circuito cultural promovido pela Nova Acrópole em todos os países em que está sediada, como parte da comemoração do Dia Mundial da Filosofia, evento promovido pela UNESCO-ONU desde 2005.
A palestra foi baseada na obra Ética a Nicômaco do filósofo grego Aristóteles. “Aristóteles via a felicidade como condição de cidadania”, compartilhou num dado momento o professor. “Segundo ele, não nascemos felizes, mas construímos os caminhos e meios para viver uma felicidade realmente humana”.
“Sempre gostei de Aristóteles”, declarou Fátima Mônaco, que acompanhou os raciocínios com atenção. “E entendi termos de falar mais sobre a felicidade, uma que possamos construir com as próprias mãos”, continuou.
E este é um bom desfecho: o de que temos de ser felizes de um modo humano e filosófico, para perceber o valor de um homem ou de uma mulher, felizes no meio social em que vivem.